• Hospital Clinicor
  • Vamol
  • Roma

A última etapa de preparação da seleção brasileira sub-20 masculina terminou nesta manhã de sexta-feira, em Teresópolis, com empate contra o Chile: 1 a 1, gols de Gonzalo Tapia e Cauê. Com saldo de gols maior - 11 gols a favor e um contra -, o Brasil terminou em primeiro lugar no torneio amistoso. Brasil e Chile terminaram invictos e com sete pontos na competição.

O terceiro lugar ficou com o Peru, que venceu a Bolívia por 3 a 1, em outro campo do CT da CBF.


O Brasil teve mais posse de bola e, enquanto esteve com 11 contra 11, esteve mais perto da vitória, mas foi a partida mais equilibrada desse torneio amistoso. O Chile mostrou qualidades para pressionar a seleção brasileira sub-20 e também força em contra-ataques. Principalmente com Tapia, camisa 7, jogador da Universidad Católica. Ele foi o artilheiro da competição com três gols.


O jogo
Com menos de um minuto de jogo, Rafael e Zanocelo pressionaram a defesa chilena e o meia da Ponte caiu na área, depois de ser tocado pelo zagueiro adversário. Mauricio bateu no canto direito do goleiro, mas Echave fez grande defesa.

O erro de um lado se repetiu de outro. Luan Patrick tentou tocar para Wellinton, mas Tapia se antecipou e roubou. Depois, recebeu de volta, fintou um adversário e fez bonito gol.


Após o primeiro gol sofrido nos jogos em Teresópolis, o Brasil mostrou nervosismo em alguns lances, mas chegou ao empate no destaque da equipe. Gustavo Maia recebeu em cobrança de lateral, puxou a marcação de três e cruzou na medida para desvio de Cauê.


Na segunda etapa, sempre com Gustavo Maia, o camisa 7 brasileiro deu passe rasteiro, cruzando a área, para Praxedes, que não empatou por pouco. Aos 16 minutos, Calegari, que substituiu Rafael, cruzou perfeito para Cauê. A cabeçada saiu bonita, para o chão, mas Echave fez outra grande defesa. Logo em seguida, Praxedes tentou o ângulo do gol chileno, mas a bola saiu por pouco.

A pressão brasileira terminou quando Wellinton foi expulso depois de dividida com um jogador chileno - ele levantou demais a perna ao chegar atrasado no lance. A partir daí, a seleção de Andre Jardine tentou administrar o resultado e ganhar tempo.

Lista em janeiro e Sul-Americano em fevereiro
O técnico Andre Jardine prepara a lista para o Sul-Americano para janeiro. O desafio vai ser obter liberação de clubes brasileiros, mas também de jogadores de fora do país. O caso principal é de Gustavo Maia, que foi chamado nas últimas duas listas, mas só foi liberado na segunda.

O torneio Sul-Americano sub-20 está previsto para fevereiro - a data original era a partir do dia 2, mas a Conmebol deve confirmar mudança para 16 de fevereiro. A mudança diminui impacto no Brasileiro da Série A, mas ainda pega as últimas quatro rodadas da competição.

Jardine fez apelo e a CBF vai precisar de muito jogo de cintura para conseguir a liberação de jovens jogadores que já são importantes para suas equipes. Casos mais simbólicos são do atacante Kaio Jorge, do Santos, autor de dois gols na partida decisiva das quartas da Libertadores contra o Grêmio, do zagueiro Natan, titular em algumas do Flamengo, e de Gabriel Veron, também em condição de titular no time do técnico Abel Ferreira, no Palmeiras.

 

GE