• Hospital Clinicor
  • Vamol
  • Roma

A Fifa anunciou nesta quarta-feira os candidatos aos prêmios de melhor do mundo com quatro representantes do futebol do Brasil. No início do dia, o atacante Neymar, o goleiro Alisson e o gol do uruguaio Arrascaeta pelo Flamengo foram listados entre os concorrentes pelos feitos em campo. Ao fim da manhã, o torcedor pernambucano Marivaldo Francisco da Silva, do Sport, cuja história foi contada pelo Grupo Globo, apareceu entre os finalistas do Fan Award, dado aos que se destacam na paixão pelo futebol.


Neymar faz parte da lista de 11 pré-selecionados entre os jogadores. Os principais adversários do camisa 10 da Seleção na disputa são o argentino Messi, atual detentor do título e recordista com seis, o português Cristiano Ronaldo, e o centroavante polonês Lewandowski, indicado como favorito ao The Best na avaliação Melhores do Mundo da equipe de Futebol Internacional do ge por liderar o Bayern de Munique na conquista da Tríplice Coroa de 2019/20 - também foi eleito melhor da Europa pela Uefa em outubro.

Outros que estão na disputa são o espanhol de ascendência brasileira Thiago Alcântara, filho do ex-jogador Mazinho, além dos zagueiros Sergio Ramos e Van Dijk, o meia De Bruyne e os atacantes Mané, Salah e Mbappé.

Alisson vai tentar manter o título de melhor goleiro do mundo contra cinco adversários: os alemães Neuer e Ter Stegen, o belga Courtois, ganhador em 2018, o esloveno Oblak e o costarriquenho Navas. A categoria foi criada em 2017, quando o italiano Buffon foi premiado.


A bicicleta do uruguaio Arrascaeta, do Flamengo, na vitória por 3 a 0 sobre o Ceará, no Brasileirão 2019, concorre ao Prêmio Puskás com outros 10 lances - o húngaro Daniel Zsóri é o último ganhador, com finalização semelhante.


Anúncio de finalistas é no dia 11
A pandemia de covid-19 forçou a Fifa a atrasar a cerimônia de entrega dos prêmios. Prevista para 21 de setembro, como no ano passado, teve que ser remarcada para 17 de dezembro, com o anúncio em transmissão de vídeo apenas, sem festa presencial. Por causa da extensão no calendário da temporada 2019/20, as performances avaliadas foram de julho do ano passado até o último dia 7 de outubro.

Dois grupos de especialistas foram os responsáveis pela seleção dos candidatos. O brasileiro Cafu, bicampeão mundial em 1994 e 2002 pela Seleção, integra os 10 no masculino com outros ex-jogadores de renome de diversas nacionalidades: o uruguaio Diego Forlán, o egípcio El Hadary, o colombiano Mondragón, o sul-coreano Ji-Sung Park, o alemão Schweinsteiger, o búlgaro Stoichkov, o hondurenho David Suazo, o marfinense Yaya Touré e o espanhol David Villa.

 

GE