• Hospital Clinicor
  • Vamol
  • Roma

seducpiCom objetivo de oportunizar e compartilhar experiências educativas que resultem em reflexões sobre os desafios e dificuldades enfrentadas pela Secretaria de Estado da Educação e Cultura do Piauí, o Instituto Unibanco realizou na manhã dessa quarta-feira, 07, um workshop, no auditório da Secretaria de Administração do Piauí.

O encontro é coordenado pela superintendente executiva do Instituto Unibanco, Wanda Engel, com a presença do secretário de Estado da Educação Átila Lira, além de superintendentes, diretores, coordenadores, gerentes regionais e professores articuladores do Programa Jovem do Futuro.

Átila Lira informa que o workshop trata de uma possível transferência dos projetos desenvolvidos pelo Instituto Unibanco, por meio da parceria firmada com o Ministério da Educação e a SEDUC/PI. "Apenas seis estados brasileiros irão receber apoio técnico do Unibanco para qualificar a gestão do Ensino Médio e o Piauí é um deles", informa.

Além do Piauí, os estados do Pará, Ceará, Mato Grosso do Sul, Goiás e São Paulo participam do Programa Ensino Médio Inovador e integram o Projeto Jovem de Futuro. "Nossa preocupação essencial com o Ensino Médio é encontrar mecanismos que estimulem a permanência dos jovens na escola. Contar com a colaboração do Unibanco é importantíssimo para superar este desafio", alega.

Desde 2009, quando foi instituído o Ensino Médio Inovador, o MEC repassa recursos para que as Secretarias Estaduais de Educação reestruturem os currículos e aumentem progressivamente o número de horas de aula anuais. O índice de evasão no Ensino Médio é muito grande em todo o país e os governos da União e dos estados precisam ampliar as parcerias em busca de soluções para o problema.

 “Além de buscar mecanismos que estimulem a permanência dos jovens na escola, precisamos modificar algumas ações para que o Ensino Médio seja mais criativo", fala a superintendente do Unibanco, Wanda Engel. "Estou convencida de que somente através da Educação pode-se quebrar o ciclo de pobreza em que vivem algumas pessoas no país", diz.

As atividades do Instituto Unibanco no Piauí prosseguem nos dias 08 e 09 de março, no Instituto Superior de Educação Antonino Freire. 

 


Segundo a superintendente executiva Wanda Engel, o foco do Instituto Unibanco é capacitar quadros técnicos dos sistemas de ensino e das escolas, através dos projetos. "O Instituto Unibanco tem como missão contribuir para o desenvolvimento humano de jovens em situação de vulnerabilidade, por meio da concepção, validação e disseminação de princípios e tecnologias sociais capazes de aumentar a efetividade de políticas públicas, especialmente na área da educação", afirma.

Para atingir seus objetivos, o Instituto desenvolve projetos em parceria com governos estaduais e dezenas de organizações da sociedade civil, em todo o país. "Em grande parte, esses projetos estão orientados para a melhoria do Ensino Médio oferecido por escolas públicas, considerada uma questão crucial para o futuro da juventude e para o desenvolvimento sustentável do país".

 


Trata-se de uma ação concebida pelo Instituto Unibanco e desenvolvida em parceria com governos para escolas públicas de Ensino Médio, que tem o objetivo de aumentar o desempenho escolar dos alunos e diminuir os índices de evasão. Para atingir esses objetivos, as escolas participantes recebem apoio técnico e financeiro para a concepção, implantação e avaliação de um Plano de Melhoria de Qualidade, com duração de três anos, ou seja, o ciclo das três séries do Ensino Médio.

As escolas públicas participantes recebem apoio técnico para a elaboração de um plano estratégico, utilizando a metodologia do Marco Lógico, assistência técnica para uma "gestão para resultados" e R$100,00 (cem reais) por aluno do Ensino Médio/ ano, para a implantação desse plano. Em contrapartida, comprometem-se a melhorar substancialmente o desempenho de seus alunos no SAEB - Sistema de Avaliação da Educação Básica - na 3ª série do Ensino Médio, em Língua Portuguesa e em Matemática e a diminuir seus índices de evasão.

Considerando a pluralidade de circunstâncias das escolas e as múltiplas dificuldades que encontram, o Projeto prevê a cuidadosa elaboração de um Plano Estratégico de Melhoria de Qualidade, cujo sucesso dependerá de uma análise preliminar e minuciosa das condições e deficiências de cada escola, passo necessário para a imaginação e a realização das soluções adequadas.

 


O Programa Ensino Médio Inovador- ProEMI, instituído pela Portaria n° 971, de 9 de outubro de 2009, integra as ações do Plano de Desenvolvimento da Educação - PDE, como estratégia do Governo Federal para induzir a reestruturação dos currículos do Ensino Médio.

O objetivo do ProEMI é apoiar e fortalecer o desenvolvimento de propostas curriculares inovadoras nas escolas de Ensino Médio, ampliando o tempo dos estudantes na escola e buscando garantir a formação integral com a inserção de atividades que tornem o currículo mais dinâmico, atendendo também às expectativas dos estudantes do Ensino Médio e às demandas da sociedade contemporânea.


Os projetos de reestruturação curricular possibilitam o desenvolvimento de atividades integradoras que articulam as dimensões do trabalho, da ciência, da cultura e da tecnologia, contemplando as diversas áreas do conhecimento a partir de 8 macrocampos: Acompanhamento Pedagógico; Iniciação Científica e Pesquisa; Cultura Corporal; Cultura e Artes; Comunicação e uso de Mídias; Cultura Digital; Participação Estudantil e Leitura e Letramento.

A adesão ao Programa Ensino Médio Inovador é realizada pelas Secretarias de Educação Estaduais e Distrital e as escolas de Ensino Médio receberão apoio técnico e financeiro, através do Programa Dinheiro Direto na Escola - PDDE para a elaboração e o desenvolvimento de seus projetos de reestruturação curricular.

Dados da Coordenação Geral do Ensino Médio da Secretaria de Educação Básica do MEC mostram que 24 estados e o Distrito Federal aderiram ao Ensino Médio Inovador. A meta do MEC em 2012 é ter duas mil escolas no programa, o que representa cerca de 10% das escolas públicas desta etapa do ensino.



Seduc