• Hospital Clinicor
  • Vamol
  • Roma

A Universidade Estadual do Piauí – UESPI, por intermédio da Coordenação de Projetos e Documentação do Núcleo de Educação a Distância – NEAD, da Universidade Estadual do Piauí – UESPI, no uso de suas atribuições legais e em conformidade com o Resultado Final do Processo Seletivo Simplificado para Tutor Presencial e Tutor a Distância para os polos do NEAD/UESPI/UAB, com vista a atender os cursos de Licenciaturas em Letras/Espanhol, Letras/Português, Letras/Inglês, Pedagogia, História e Matemática, e Cursos de Especialização em Língua Portuguesa e Especialização em Ensino de Matemática no Ensino Médio EDITAL NEAD/UESPI/UAB Nº 007/2023 da Universidade Aberta do Brasil – UAB, resolve CONVOCAR os(as) candidatos(as), abaixo relacionados(as), no referido Processo Seletivo.

CONVOCAÇÃO Nº 01 – EDITAL NEAD/UESPI/UAB Nº 007/2023

Uespi

Na terça-feira (23) foi realizada a aula inaugural do Programa Mulheres Mil no Colégio Técnico de Floriano da Universidade Federal do Piauí (CTF/UFPI). O objetivo é ofertar cursos de formação inicial continuada para mulheres de idade a partir dos 16 anos, sendo o foco principal naquelas que encontram-se em situação de vulnerabilidade social. As aulas serão lecionadas nos três Colégios Técnicos, tendo já iniciadas em Teresina, no dia 8 de abril; e programadas para começar em 11 de maio no Colégio Técnico de Bom Jesus (CTBJ).

mulheresmilflo

O Programa, lançado por meio da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (SETEC), deverá ocorrer em dois ciclos com 829 vagas destinadas aos Colégios Técnicos da UFPI para diferentes formações técnicas. O CTF conta com 90 vagas e três turmas para os cursos de operadora de computador, cuidadora de idosos e horticultora orgânico. Na segunda etapa, deverão ser contempladas 120 vagas com quatro turmas.

O coordenador geral do programa na Universidade e professor titular do CTF, Laurielson Chaves Alencar, disse que a execução da segunda parte deverá acontecer até junho de 2025. Ele também dissertou a respeito do Programa Mulheres Mil. “O programa foi implantado em parceria do Governo Federal com universidades (colleges) canadenses, com o objetivo de oferecer as bases de uma política social de inclusão e gênero. Em 2023, o programa foi reeditado e estamos ofertando aqui na UFPI, a expectativa é que possa causar impactos positivos e capacitar milhares de mulheres”, enfatizou.

Aluna do curso de cuidador de idosos, Dayane Félix, comentou a respeito da experiência na aula de inauguração e demonstrou confiança e felicidade com este novo início. “Foi muito lindo. Os professores também são muito maravilhosos e prestativos com cada um de nós. Nos trataram super bem. Foi uma bênção, eu estou muito motivada.”, declarou.

Antônio Luís de Sousa Nunes, coordenador adjunto do programa, discorreu sobre a importância da aula inaugural para o Colégio Técnico de Floriano. “O evento de hoje representa um marco muito importante para o CTF. É o início de um programa que busca unir a educação ao trabalho, por meio da oferta de cursos de qualificação profissional, tendo como público-alvo a população feminina em situação de vulnerabilidade social, o que reforça o compromisso com a inclusão e o fortalecimento das mulheres, por uma sociedade mais justa e igualitária.”, assegurou.

Mulheres Mil - Inicialmente, a iniciativa foi implantada em parceria com universidades canadenses com o propósito de oferecer bases de uma política social de inclusão e gênero. O programa foi criado em 2011 e posteriormente relançado em 2023 através do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego. O objetivo é ajudar principalmente mulheres a partir dos 16 anos em situação de vulnerabilidade social e econômica, respeitando as interseccionalidades e individualidades das mulheres.

Na oportunidade, estiveram presentes o Coordenador Geral do Programa Mulheres Mil, Laurielson Chaves Alencar; o Coordenador Adjunto, Antônio Luís de Sousa Nunes; a Diretora do Campus Amílcar Ferreira Sobral (CAFS), Edmilsa Santana; a Diretora do Colégio Técnico de Floriano (CTF), Francimeiry Santos carvalho; a Assistente Adminstrativa do Projeto, Ana Cleide; além de professores do curso.

Ufpi

A Prefeitura de Floriano, através da Secretaria Municipal de Educação (SEMED), realizou, na manhã desta terça-feira, 23 de abril, o "Workshop: acessibilidade na comunicação", em comemoração ao ‘Dia Nacional da Educação dos Surdos’. O evento foi na praça Dr. Sebastião Martins e contou com apresentações de coral, teatro e Língua Brasileira Sinais (LIBRAS).

educaçaosurdos

A ação em praça pública teve como objetivo ressaltar a importância da acessibilidade para a pessoa surda através da comunicação. Para marcar a data, a Secretaria de Educação promoveu apresentações do coral 'Mãos que Encantam', da Escola Municipal José Francisco Dutra e teatro de surdos, além de aula prática sobre sinais em Libras, por meio do ensino de expressões como "oi" e "bom dia", e exposição sobre a história dos surdos na rede municipal de ensino de Floriano.

Além dessas atividades, também foram expostas informações sobre a participação dos surdos em diversos ambientes, como na Pastoral do Surdo e no futebol. Ainda, na oportunidade, as estudantes Juliana Sales e Joiciane Rocha apresentaram sinais criados para grandes empresas da cidade.

Participaram do evento o secretário de Educação, Nylfranyo Ferreira, representando o prefeito do município; presidente da Câmara, Joab Curvina; a professora e coordenadora da Educação Inclusiva Municipal, Eliene Guimarães; o representante da comunidade surda florianense, Fábio Cruz; a professora de LIBRAS da UFPI, Roberta Gomes; além de apoiadores da causa e a comunidade surda local.

De acordo com Fábio Cruz, integrante da comunidade surda de Floriano, "a falta de comunicação existe e nós precisamos estimular para que a comunicação aconteça entre as pessoas", expressando sua fala em libras. Segundo Eliene Guimarães, "esse momento possibilita o contato entre a comunidade surda e a ouvinte, além de chamar atenção para a importância da comunicação entre elas, para que as pessoas com surdez possam ser incluídas em diferentes espaços como na escola, esporte, trabalho e a igreja", ressaltou a coordenadora.

Secom

O Diretor do Centro de Ciências da Natureza (CCN) da Universidade Federal do Piauí (UFPI), no uso de suas competências e atribuições legais delegadas por meio do Ato da Reitoria N° 290/2021, de 10 de março de 2021 e tendo em vista o disposto na Lei Nº 8.112/1990, artigo 36, parágrafo único, inciso III, alínea “c”, bem como às disposições legais estabelecidas na Resolução Nº 20/2014 - Conselho Universitário (CONSUN-UFPI), torna pública a abertura de inscrições para o Processo Seletivo de Remoção Interna de Docente, a pedido, para o Departamento de Computação, do Centro de Ciências da Natureza, da Universidade Federal do Piauí, conforme autorizado no processo Nº 23111.048875/2023-17.

Confira o edital aqui.

UFPI