• Hospital Clinicor
  • Vamol
  • Roma
enem2011Pela primeira vez na história do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio), a nota de uma redação foi corrigida. A prova de um aluno do colégio Lourenço Castanho, em São Paulo, passou de anulada para 880 pontos depois que ele, junto com a instituição, entrou com uma ação na Justiça.

A diretora da escola, Silvia Golveia, conta que recebeu uma ligação do estudante no dia em que o resultado do exame foi divulgado. Assustado, ele disse que a prova tinha sido anulada.

 
- Ele é um aluno brilhante. Sempre foi um dos nossos melhores. Quando saiu o resultado, ele nos ligou muito assustado, dizendo que a redação dele tinha sido anulada.

 
De acordo com o edital do Enem, a redação pode ser anulada caso ela contenha “impropérios, desenhos e outras formas propositais de anulação”. Questionado pela diretora, o aluno negou ter feito qualquer tipo de rabisco ou outra ação que pudesse resultar na anulação da prova.

 
- Nós acreditamos nele. Até porque o vestibular que ele mais quer passar é o da UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro), para economia.

A diretora conta que o colégio entrou com um pedido na Justiça apenas para ver a prova. No entanto, o aluno ficou surpreso ao receber uma ligação do MEC (Ministério da Educação) informando que sua nota havia sido revista e passado de anulada para 880 pontos. A pontuação máxima é 1.000.


- Eu acredito que a redação dele pode ter sido trocada. Até agora a prova não foi mostrada, mas o prazo ainda não acabou.

 
A redação do Enem é corrigida por dois corretores. Quando há uma diferença de 300 pontos ou mais entre as notas, um terceiro corretor analisa o texto e passa a valer a nota dada por ele.


Procurada pela reportagem, a assessoria de imprensa do MEC (Ministério da Educação) informou que não comenta as correções de prova e que não tem detalhes da ação na Justiça.


Fonte: R7