Após o resultado dos testes seletivos para ensino médio concomitante ao técnico em diversas áreas, na seleção realizada pelo Instituto Federal do Piauí – IFPI e Centro Estadual de Educação Profissional – CEEP, em Floriano, a Secretaria Educação local relaciona as escolas que se destacaram nos exames.

aluna

A professora Reuzileide Matos, coordenadora de ensino da zona urbana, afirmou que o número de aprovados praticamente dobrou, em relação ao último resultado.

Mais de 90 alunos foram aprovados nos respectivos testes e devem assumir as vagas.

A Escola Municipal Dona Aleluia aprovou 24 alunos, seguida da Escola Municipal Getúlio Vargas, com 23 aprovações e da Escola Municipal José Francisco Dutra, que aprovou 11 alunos.

Os alunos da rede municipal, inscritos em novembro de 2018, realizaram a prova, e estavam aguardando o resultado, divulgado nos últimos dias, através das mídias, pelas respectivas instituições.

Com informações do Face PMF

A Atenção Primária em Saúde e as Redes de Atenção em Saúde são temas atuais e que estimulam as discussões sobre a práxis do planejamento em saúde, pensando nisso, a Universidade Federal do Piauí, Núcleo de estudos pesquisa e extensão em educação permanente para o SUS (Nuepes), Universidade Aberta do SUS (UNASUS) e Programa de Mestrado Profissional em Saúde da Mulher (PMPSM) realizarão entre os dias 2 a 4 de Maio de 2019, em Teresina, o IV Congresso de Atenção Primária a Saúde (CIAPS 2019).

Durante o evento haverão discussões sobre a tomada de decisões em saúde, tanto no nível local como no internacional, do serviço ou acadêmicas para atender aos gestores e trabalhadores do SUS constantemente às voltas com a falta de profissionais adequados e discrepâncias em sua distribuição regional. Além disso, será discutido durante três dias de evento a implantação do Núcleo Universitário de Telessaúde irá melhorar a resolubilidade na Atenção Primária, desafogar o sistema de Saúde local pela resolução dos problemas de saúde e forma eficaz e descentralizada, qualificar técnicos e profissionais no serviço, dar suporte à ESF, com qualidade assistencial e redução de custos com conferencistas nacionais e internacionais.

O IV CIAPS contará com participação de conferencistas, dentre eles, o Dr. José Arimatéia Dantas Lopes, Dra. Ana Estela Haddad, Dra. Ângela Maria Paiva Cruz, Dr. Mauro Guimarães Junqueira, Dr. Luiz Ary Messina.

O evento oferecerá 12 oficinas, algumas delas são destinadas à fitoterapia e prescrição medicamentosa; EvipNet: medicina baseada em evidência; Urgência e Emergência; Atenção Básica e a Planificação; Ensino Superior: transformação digital; Telessaúde Brasil Redes; Biblioteca virtual em saúde; Ética no uso das tecnologias; Informação em Saúde; Bioestatística aplicada à Pesquisa; A pesquisa qualitativa empregada na saúde; O CONASEM e as ações para a regionalização.

Para mais informações sobre a programação e inscrição, acesse o site do evento: https://ciaps2019.com.br.

 

Ufpi

A Universidade Estadual do Piauí (UESPI) promove a primeira edição do Curso de Férias em Pesquisa Científica, no Núcleo de Pesquisa em Biotecnologia e Biodiversidade (NPBio). O curso, que conta com 25 inscritos, será realizado até o dia 25 de janeiro.

sut

O projeto discute temáticas relacionadas à metodologia de elaboração e escrita de um projeto de pesquisa científica. O curso oferece aos participantes aulas teóricas de metodologia e aulas práticas, onde os alunos de PIBIC (Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Cientifica) apresentam os protocolos experimentais. Além disso, conta com professores convidados que ministram palestras sobre assuntos de pesquisa científica.

A Profa. Dra. Rosemarie Marques, idealizadora do curso, afirma que ele tem como objetivo despertar nos alunos o interesse em fazer pesquisas científicas. “Não basta apenas teoria, os alunos têm que praticar também. Sabendo disso, eles devem entregar e apresentar seus projetos de pesquisa ao final do curso, sendo essa atividade a prerrogativa para receber o certificado de 50h”, pontua.

O licenciando em Biologia, Cleanto Luiz, declara ser aficionado para aprender mais sobre metodologia e pesquisa científica. “O curso aborda temáticas muito importantes, pois tudo que temos no mercado atualmente, por exemplo, passa por experimentos. Pesquisar, auxiliar e observar esses temas e experimentos é o que motiva a participar do curso”, finaliza.

 

ascom