• prefeutura-de-barao.jpg
  • roma.png
  • vamol.jpg
  • WhatsApp_Image_2025-06-06_at_12.28.35_2.jpeg

Uma excelente notícia para os profissionais de enfermagem da região de Floriano, no Piauí: um curso de mestrado voltado para essa área da saúde está prestes a começar! O projeto já está consolidado, com recursos assegurados e estrutura em andamento

O curso será totalmente gratuito para os participantes, conforme afirmou Igor Carvalho, vice-coordenador do Curso de Mestrado da Universidade do Piauí (UESPI), Campus de Floriano.Conforme ele, o projeto conta com um aporte de aproximadamente R$ 210 mil, garantindo a viabilidade e qualidade da formação, pois os professores são qualificados e parte desse corpo docente virá de outros centros acadêmicos, o que promete enriquecer ainda mais o conteúdo e a experiência dos alunos.

igorcar

Embora o número de vagas não seja grande, o curso tem um papel estratégico ao qualificar profissionais que atuam diretamente na linha de frente da saúde pública.

Na entrevista ao piauinoticias.com Igor Carvalho destacou a importância da iniciativa para o fortalecimento da saúde regional e o reconhecimento da enfermagem como área de pesquisa e desenvolvimento científico. Ele também ressaltou o esforço conjunto entre a universidade e os parceiros para garantir a execução do projeto.  Veja: 

As inscrições podem ser realizadas no período de 27 de junho, a 06 de julho.

Da redação

 

Estão abertas até 4 de julho as inscrições gratuitas para o curso on-line de curta duração "Métodos quantitativos de pesquisa: como escolher o mais adequado?", a ser ministrado pela estudante Ana Beatriz da Silva Gonçalves (UFPI/LABTECS). Faça sua inscrição aqui.

metodos

O objetivo é capacitar os participantes na compreensão e aplicação dos principais métodos quantitativos de pesquisa, orientando-os na escolha do método mais adequado para diferentes tipos de estudo, de acordo com os objetivos da pesquisa e a natureza dos dados.

Mais informações pelo e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..

Realização: Projeto de extensão LPT Acadêmico do Laboratório de Leitura e Produção Textual (Colégio Técnico de Floriano/UFPI).

Apoio: Núcleo de Pesquisa em Estudos Críticos e Linguagem [NECriL] e Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (PREXC/UFPI).

Ufpi

Estão abertas até 2 de julho, em formulário on-line, as inscrições para o curso de extensão "Formação para Docência e Gestão para a Educação das Relações Étnico-raciais e Quilombolas". O público-alvo são professores da Educação Básica e Gestores da Educação Pública.

etinosraciais

De acordo com o edital, são ofertadas, no IFPI, 3750 vagas para o curso, que será totalmente oferecido na modalidade a distância, com duração de três meses e carga horária de 120 horas.

Todo o conteúdo do curso está em conformidade com os marcos legais da Educação Étnico-Racial e da Educação Escolar Quilombola, garantindo a coerência com as políticas educacionais brasileiras. A formação é composta por quatro módulos, com foco na Educação Antirracista e Quilombola:

Panorama Étnico-Racial e Quilombola Brasileiro Culturas e Territorialidades Educação Antirracista na Prática Gestão Democrática para a Diversidade

Cada módulo discutirá temas como a criação de Projetos Políticos Pedagógicos (PPP) que integrem práticas antirracistas nas escolas e que visem a transformação das relações no ambiente escolar.

A ação é uma iniciativa da Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização de Jovens e Adultos, Diversidade e Inclusão (Secadi) do Ministério da Educação (MEC), da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e da Universidade Federal de São João Del-Rei (UFSJ).

Confira o edital.

Ifpi