• Hospital Clinicor
  • Vamol
  • Roma

A Diretoria de Combate à Hanseníase e Tuberculose de Floriano realizou nesta quarta-feira, 30, em parceria com a delegacia da PRF em Floriano, ação de conscientização e prevenção à hanseníase. A ação teve como objetivo a disseminação de informações e o combate ao preconceito em torno da hanseníase, promovendo a compreensão da população e incentivando a busca por cuidados em saúde.

saudefloprf

Em uma análise detalhada dos casos de hanseníase em nossa cidade nos últimos três anos, foi observado um cenário preocupante: o número de casos permaneceu estável e, houve uma diminuição significativa no número de contatos diretos examinados, sendo que, dos 113 contatos registrados para avaliação, apenas 63 destes compareceram para o exame.

"Essa queda pode representar um desafio na detecção precoce da doença, essencial para garantir tratamento eficaz e interromper a transmissão", explica Milena Portela, diretora de Hans/TB. Essa análise revelou que, embora o número de contatos registrados tenha variado nos anos examinados, a diminuição nos contatos examinados foi consistente, representando cerca de 40%.

O que é a hanseníase?

Se trata de uma doença infecciosa crônica, causada pela bactéria Mycobacterium leprae e é transmitida principalmente através de gotículas pela respiração, tosse ou espirro durante contato prolongado com indivíduos infectados, que não estejam em tratamento.

A hanseníase requer uma abordagem proativa para evitar complicações e reduzir a disseminação.

Segundo o Ministério da Saúde, dentre os principais sinais e sintomas da fase inicial estão: sensação de formigamento, fisgadas ou dormência nas extremidades do corpo; manchas brancas ou avermelhadas, geralmente com perda da sensibilidade ao calor, frio, dor e tato; aparecimento de caroços e placas em qualquer parte do corpo; áreas aparentemente normais perdem a sensibilidade e deixam de secretar suor e; diminuição da força muscular, como dificuldade para segurar objetos.

E como se trata a hanseníase?

O primeiro ponto é que essa doença tem cura e o tratamento é gratuitamente realizado nas Unidades Básicas de Saúde. A cura se torna mais rápida e fácil quanto mais precoce for o diagnóstico. O tratamento medicamentoso é realizado com o esquema terapêutico multidroga (MTD), preconizado pela Organização Mundial da Saúde e, pode durar de 6 a 12 meses, dependendo do diagnóstico.

Um familiar está com hanseníase, o que fazer?

Os contatos de pacientes com hanseníase também devem ser avaliados por um profissional de saúde. Portanto, se dirija à sua UBS de referência e comunique o caso. É de extrema importância que esses contatos sejam reavaliados periodicamente, para evitar a disseminação da doença.

Ao unir esforços, buscar por informações, espalhar conscientização e promover ações concretas, a comunidade florianense pode dar passos significativos na luta contra essa doença.

Secom