• Hospital Clinicor
  • Vamol
  • Roma

Criado em 2008, pelo Ministério da Saúde, o Núcleo Ampliado de Saúde da Família e Atenção Básica (NASF-AB), busca oferecer apoio a Atenção Básica, ampliando as ofertas de saúde na rede de serviços. Implantando em Floriano em 2009, o programa atua com uma equipe multidisciplinar formada por 17 profissionais, entre assistente social, fisioterapeuta, psicólogo, fonoaudiólogo, médico, pediatra, ginecologista, além de nutricionista e profissional de educação física. 

eqnasf

Os profissionais do NASF exercem suas atividades de forma integrada com as equipes de Estratégia de Saúde da Família (ESF), buscando uma maior resolutividade nos serviços de saúde. Atualmente três equipes se dividem para cobrir cerca oito equipes de ESF na zona urbana e na zona rural. Essa integração, possibilita a análise e o atendimentos compartilhado entre os profissionais e vem apresentando resultados positivos. Em 2017, um total de 1739 atendimentos individuais foram realizados, tanto nas Unidades Básicas de Saúde quanto através de visitas domiciliares, até outubro de 2018 o número havia avançado para 2104. 

Os bons resultados do Programa também são vistos nas atividades coletivas, com ações de prevenção e saúde, promovidas dentro das UBS’s ou fora delas, como atividades em praças, clubes, com grupos terapêuticos ou rodas de conversa, nas comunidades e locais públicos. Foram 288 atividades coletivas em 2017; em 2018, o número de ações cresceu para 385. 

A coordenação do NASF também é responsável pela central de marcação de perícias e consultas do CEIR, que leva dispositivos de saúde à população florianense, entre eles, órteses, próteses, dispositivos de locomoção e cadeira de rodas, além do Programa Academia da Saúde, que promove qualidade de vida através da prática de atividades físicas. Em 2017, foram entregues 130 equipamentos; em 2018, 107 pessoas passaram a se locomover melhor graças a ajuda dos dispositivos móveis. 

Além disso, no último ano, o NASF otimizou os serviços com a qualificação de todas as equipes envolvidas, em termos de estrutura também deu passos à frente e expandiu o número de salas nas Unidades Básicas de Saúde para oito, oferecendo, assim, melhores condições de trabalho e, inclusive, facilitando o acesso e o atendimento à população. “O NASF não se trata de porta de entrada no Sistema Único de Saúde (SUS), mas um importante apoio às equipes de saúde da família, buscamos uma gestão compartilhada que ofereça cuidado e zelo pela saúde da família”, disse a coordenadora Haila Cury-Rad Oka.

 

Ascom pmf