• prefeutura-de-barao.jpg
  • roma.png
  • vamol.jpg

A Águas de Teresina e a Águas do Piauí firmaram, nesta sexta-feira (16), em Teresina, uma parceria com o Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social (MDS) para ampliar a inclusão produtiva de pessoas em situação de vulnerabilidade social. A iniciativa integra as concessionárias da Aegea ao Programa Acredita no Primeiro Passo, do Governo Federal, e prevê a abertura de 375 novas vagas de emprego no estado do Piauí. A seleção será realizada exclusivamente pela plataforma oficial de recrutamento da Aegea: https://aegea.gupy.io/

AGUAS

A parceria é parte da adesão da Aegea, holding da qual as duas concessionárias fazem parte, ao programa federal. No Piauí, a iniciativa será operacionalizada pela Águas de Teresina e pela Águas do Piauí, reforçando o compromisso das empresas com a geração de oportunidades para pessoas inscritas no Cadastro Único (CadÚnico), com atenção especial a mulheres, jovens, negros, pessoas com deficiência e comunidades tradicionais.

aguaspi

O acordo foi formalizado por meio da assinatura de um Protocolo de Intenções com o MDS e tem como objetivo promover a inserção produtiva e ampliar a empregabilidade, por meio da oferta de vagas de trabalho e do alinhamento com ações de qualificação profissional, inserção no mercado e estímulo ao empreendedorismo. As contratações realizadas no âmbito da parceria serão acompanhadas por relatórios periódicos, integrados à governança do programa em nível nacional.

aguaspite

A adesão ao Programa Acredita no Primeiro Passo reforça o papel das concessionárias como agente de transformação social, ao conectar sua estrutura operacional à política pública federal e priorizar territórios com maiores índices de vulnerabilidade. “Acreditamos na potência do saneamento como vetor de desenvolvimento e inclusão social. Essa parceria amplia o alcance das nossas ações, gera prosperidade compartilhada e contribui diretamente para o esforço nacional de geração de emprego e renda, especialmente para quem mais precisa”, afirma Radamés Casseb, CEO da Aegea.

“O objetivo da parceria é melhorar o serviço de água e saneamento. Teresina já avançou na universalização do abastecimento de água e seguimos avançando no saneamento. Hoje, junto com a empresa e com a engenharia, estamos preparando pessoas para melhorar a condição dos serviços de água no estado. E que tal qualificar as pessoas do Bolsa Família e do Cadastro Único para dar oportunidade para essas vagas? O Cadastro Único é um tesouro do Brasil e a gente precisa dar oportunidade”, destacou o ministro do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome, Wellington Dias.

O acordo firmado com o MDS é o primeiro celebrado com uma empresa do setor de saneamento e prevê a designação de pontos focais locais e nacionais, além da integração com programas corporativos de capacitação, desenvolvimento territorial e formação profissional já existentes no grupo.

Como participar da seleção

As inscrições devem ser feitas exclusivamente pelo site da Águas de Teresina e Águas do Piauí ou diretamente pela plataforma: https://aegea.gupy.io/. Basta selecionar o estado, a cidade e a vaga desejada, preencher as informações solicitadas e anexar o currículo.

Sobre a Águas de Teresina e a Águas do Piauí

A Aegea atua no Piauí há quase dez anos. Em 2017, assumiu os serviços de saneamento na capital com a Águas de Teresina e já investiu mais de R$ 1,3 bilhão na melhoria do sistema. Como resultado, universalizou o abastecimento de água, ampliou a cobertura de esgotamento sanitário de 19% para 59% e reduziu as perdas de água para 24,2%, o segundo menor índice entre as capitais brasileiras.

Em 2025, a Águas do Piauí passou a operar em todo o estado, atendendo atualmente 186 municípios. Nos primeiros sete meses de atuação, foram investidos cerca de R$ 200 milhões em melhorias operacionais e no Plano de Enfrentamento à Estiagem, garantindo mais segurança hídrica ao semiárido durante a pior seca dos últimos sete anos, com a perfuração de mais de 60 poços.

Ascom

Um acidente de trânsito nessa noite de quinta-feira, 15, deixou muitos danos num veículo de passeio, de cor vermelha.

O carro estava pela Avenida Calisto — trecho da rodovia BR 343 —, região urbana de Floriano quando, conforme o motorista, uma das rodas teria estourado e houve um descontrole do veículo.

trecho

O carro foi de encontro ao canteiro central da referida avenida, região do bairro Tiberão, próximo ao posto de combustíveis Nossa Senhora da Guia e, com isso, muitos danos ocorreram.

O motorista estava no sentido antigo Terminal de Passageiros ao Balão da Alvorada e  havia uma pessoa como ocupante, no entanto, ambos não sofreram lesões ou fraturas. Conforme informações do próprio motorista, ao piauinotícias, o carro foi retirado do local e com ajuda de populares para desobstruir a avenida e colocado onde é mostrado na imagem. 

Policiais militares estiveram no local, mas logo saíram. O motorista falou com o Piauí Notícias, mas quis (veja inagens de vídeo) gravar entrevista.

Da redação

O ex-vigilante de empresas privadas em Floriano-PI, o senhor Antônio Alves, conhecido por Piauí, morador do bairro Caixa D'Água, em Floriano, está passando por sérios problemas de saúde. O pai de família, que é casado com a senhora Iraci da Silva Alves e tem dois filhos, está há cerca de cinco anos lutando contra câncer e, pelo menos, quatro tumores já foram diagnosticados; um deles é de próstata.

piaui

Acuado com os problemas se agravando, sem trabalhar e sem dinheiro, uma das saídas foi pedir ajuda a um vizinho, o José Nilton, o comerciário que, no sábado, externou sobre esse paciente ao Piauí Notícias.

Nessa manhã de terça-feira, a reportagem do PN esteve na casa do Piauí, Rua Marques da Rocha, próximo ao 3º BPM, que se emocionou ao conceder entrevista.  Veja:

O pix para quem se interessar en ajudar é, 89 97400 7186 - Iraci da Silva Alves de Almeida, esposa do Piauí. 

Da redação

O caso de tentativa de feminicídio que se deu no bairro Pau Ferrado, em Floriano, dia 30,  foi durante uma discussão entre o atirador Joselito Júnior, que está foragido, e a sua companheira, Bianca Silva, 29 anos.

sandrabia

As agressões, por arma de fogo, possivelmente um revólver, podem ter sido por ciúmes, conta a mãe da Bianca (foto abaixo) a Sra Sandra, que estava na ocasião do fato.

biancasilva

Ainda conforme Sandra, o Joselito não trabalha e passava o dia em casa no celular, enquanto a companheira trabalhava. Veja a entrevista da Sra. Sandra Silva. 

 

Da redação