• 1200x200.gif
  • prefeutura-de-barao.jpg
  • roma.png
  • SITE_BANNER.png
  • TV_ASSEMBLEIA.png
  • vamol.jpg

Floriano, cidade de referência no sul do Piauí, vive um cenário de presença digital mais ampla. A chegada das redes móveis 5G, o fortalecimento de iniciativas públicas de turismo inteligente e o aumento do acesso a plataformas de serviços estão moldando as rotinas urbanas e rurais.

artigo

E essas mudanças já começam a impactar aspectos fundamentais do dia a dia local, como o acesso à informação, à educação a distância, ao lazer digital e até mesmo à movimentação econômica por meio do turismo regional e novas oportunidades de empreendimento.

cin

O que já está em curso no estado

O Piauí estabeleceu como meta levar cobertura 5G a todos os 224 municípios até 2028. Essa expansão não se restringe aos grandes centros: contempla áreas rurais e cidades estratégicas como Floriano, o que representa uma ampliação de oportunidades para regiões que historicamente enfrentaram limitações estruturais.

Paralelamente, iniciativas como o Observatório do Turismo e o aplicativo Piauí Turismo estão construindo uma gestão mais inteligente do setor. O Observatório coleta e organiza dados que orientam decisões públicas, enquanto o aplicativo oferece ferramentas práticas ao visitante, como rotas, calendário de eventos e informações culturais, fortalecendo a experiência de quem circula pelo estado. Floriano, com seu potencial histórico e cultural, está entre os municípios que integram essa modernização.

Essa combinação entre infraestrutura digital e uso estratégico de dados tem potencial para transformar o ambiente de negócios local, incentivar o comércio regional e facilitar o acesso a serviços educacionais e administrativos.

Uma ponte desabou nessa tarde de sexta-feira na localidade Alparcata, cidade de Fernando Falcão, no interior do Maranhão, quando um motorista de caminhão que estava carregado tentou atravessá-la.

caminh

Conforme informações, a estrutura da ponte de madeira  com as pilastras de cimento já estava comprometida e as pessoas da região, e quem passa no trecho, já anunciavam a queda da estrutura a qualquer momento.

caminhao

No momento da passagem do veículo, os populares se afastaram e alguns filmaram a passagem de um aparelho de celular, pois já temiam a situação de desabamento.

caminha

 Veja as imagens:

Da redação

Na manhã desta quinta-feira, 16, um incêndio atingiu, a subestação de energia localizada no bairro Santo Antônio, em Paulistana, no Sudeste do Piauí. O fogo começou por volta das 7:30h e atingiu um dos transformadores do local, causando interrupção total no fornecimento de energia elétrica da cidade e de outros municípios da região. Por meio de nota, a Equatorial Piauí informou que 18 mil clientes foram afetados.

fogosubstacao

De acordo com moradores, a energia já apresentava oscilações desde a madrugada, o que teria dificultado o uso de eletrodomésticos e eletrônicos. A suspeita inicial é de que uma sobrecarga no sistema possa ter provocado o incêndio.

Sete cidades ficaram sem energia

Em nota, a Equatorial Piauí informou que o incêndio causou a falta de energia para cerca de 18 mil clientes nos municípios de Acauã, Betânia do Piauí, Jacobina do Piauí, Paulistana, Queimada Nova, São Francisco de Assis do Piauí e Curral Novo do Piauí.

Equipes da empresa e do Corpo de Bombeiros foram acionadas e conseguiram controlar o fogo por volta das 8h45, quando o fornecimento de energia foi restabelecido para todas as áreas afetadas.

Investigação

Técnicos da Equatorial devem investigar as causas do incêndio e avaliar os danos estruturais na subestação. Não houve registro de feridos.

NOTA DA EQUATORIAL

A Equatorial Piauí informa que na manhã desta quinta-feira (16), por volta das 8 horas, foi registrado um incêndio na Subestação de Paulistana, sul do estado. A ocorrência provocou a interrupção do fornecimento de energia para cerca de 18 mil clientes dos municípios de Acauã, Betânia do Piauí, Jaqcobina do Piauí, Paulistana, Queimada Nova, São Francisco de Assis do Piauí, Curral Novo do Piauí.

Imediatamente, os trabalhos de contenção do incêndio iniciaram com apoio do Corpo de Bombeiros. Após controle do fogo, o fornecimento de energia foi restabelecido para as áreas afetadas às 8h45.

Com informações do meio news

Foto: cidades na net

Isso mesmo. Um grupo de ex-alunos do Campus Amílcar Ferreira Sobral, de Floriano-PI, turma de 1987, voltou a se reunir após anos. São 38 anos depois e, hoje, a maioria com mais de 50 anos, homens e mulheres são pais e mães de familia com filhos e netos. "Nos reunimos  para reviver os bons momentos da época", disse o Erivan.

erivan

Entre os velhos amigos e amigas, muitas histórias que marcaram época. "O encontro foi na cidade de Angical, onde compareceram os professores: Gilmar, Inaura e João Pedro", enfatizou ao piauinoticias o Erivan Carvalho, de Socorro do Piauí, que estava nesse marcante encontro. Nessa imagem seguinte, estao: Erivan, à esquerda, e o professor Gilmar Duarte, ex-vereador de Floriano, à direita.

erivan0

Ainda conforme o Erivan estavam presentes o Raimundo Moura, anfitrião do encontro que é da cidade de Angical e ainda: Teté - Angical; Zé Augusto - Angical; Fábio - Amarante; Cléo - Amarante; Rubens - Itaueira; Eufran - Itaueira/Bertolinia; Almeida - Itaueira; Manoel - Teresina e Erivan - Socorro do Piaui/Floriano.

Da redação