• Hospital Clinicor
  • Vamol
  • Roma

Não é de hoje que o tempo de espera nas filas de banco é discutido em Floriano, a falta de dinheiro nos caixas eletrônicos nos fins de semana e feriados também incomoda quem precisa utilizar os terminais bancários.

A insatisfação dos clientes já foi tema de reuniões no Ministério Público, na Câmara Municipal de Floriano e até nas instituições de classe – CDL, SINCOMFLOR e Associação Comercial, que buscam meios de amenizar a situação. O problema sobre o tempo de espera nas filas dos bancos vem sendo discutida desde 2015, e ganhou um reforço com a falta de cédulas nos caixas.

“Em junho passado a Comissão de Finanças da Câmara Municipal realizou reuniões e desde então, estamos acompanhando essas denúncias e buscando soluções junto às autoridades competentes”, disse a vereadora Maria Daguia, presidente da comissão.

“Uma norma da Febraban (Federação Brasileira de Bancos) define que o tempo máximo de espera nas filas de bancos deve ser de até 20 minutos em dias de movimento normal, e de até 30 minutos nos dias de pico, e nós recomendamos que essa norma seja seguida,” disse Arimatea Dourado, promotor.

Em Floriano, o tempo de espera por atendimento nas agências bancárias pode chegar até 2 horas.

AUDIENCIA BANCOS 2

Os bancos alegam que estão tentando solucionar o problema, agilizando atendimento e remanejando funcionários para setores mais movimentados. E, incentivam os clientes a utilizarem as plataformas digitais para serviços como abertura de contas, pagamentos e transferências.

Quanto à falta de dinheiro nos caixas eletrônicos, os bancários informaram na audiência do MP que existe um teto limite de cédulas para os caixas e que este não pode ser excedido, e que tudo segue os padrões de segurança das agências.

Durante a reunião realizada esta manhã no Ministério Público de Floriano, os representantes das agências bancárias, Procon de Floriano, vereadores e representantes de entidades de classe discutiram com a promotoria soluções para os problemas apresentados.

A saída encontrada foi à realização de uma campanha sobre as plataformas digitais de atendimento dos bancos, “ficou decidido que na segunda quinzena de janeiro de 2019, os bancos de Floriano em parceria com as entidades de classe vão realizar uma campanha para os clientes, conscientizando sobre o uso das plataformas digitais das agências, a fim de reduzir as filas,” falou o promotor Arimateia Dourado.