• Hospital Clinicor
  • Vamol
  • Roma

destilariaO Banco do Nordeste aprovou o projeto de criação da primeira microdestilaria de etanol do país, a ser instalada em Palmeira do Piauí, município com tradição no cultivo da cana-de-açúcar. A solenidade de assinatura acontece hoje, 16, às 14:00h, no auditório da Superintendência do Banco do Nordeste, no centro de Teresina.


Inicialmente, o projeto envolverá cerca de 30 famílias diretamente, em regime cooperativista. “Precisamos democratizar a produção de biocombustíveis. Qualquer pessoa com instrução básica e equipamentos adequados pode produzir álcool, seja a partir da cana-de-açúcar, batata-doce, beterraba, mandioca, sorgo sacarino ou outra matéria-prima. Temos a nosso favor boas terras e um clima propício”, afirma o deputado federal Jesus Rodrigues.

 

O financiamento do BNB prevê a construção de um galpão e a aquisição de equipamentos (pré-destilador em aço inox, caldeira para trabalhar com bagaço de cana/lenha, conjunto moto-forrageira para trituração das raízes, dorna de fermentação, caixa em aço inoxidável para coletar álcool e tanque de armazenamento). A estrutura será suficiente para produzir 300 litros de etanol por dia e deve começar a funcionara partir do próximo mês de maio.

 

O Banco do Nordeste também financiará o cultivo de seis hectares de batata-doce, que será utilizada em alternância com a cana-de-açúcar. O biólogo e pesquisador da Embrapa, Marcos Jacob de Almeida, destaca que esse legume já é produzido pelos agricultores familiares para subsistência e tem qualidade superior a outras fontes. Outra vantagem é o aproveitamento do resíduo gerado pelo processo, que pode ser utilizado para ração animal.

 

De acordo com o deputado, as vantagens são incalculáveis. Dentre os objetivos do projeto está a geração de renda para famílias que vivem da agricultura familiar a partir da produção do álcool carburante, adubo orgânico e ração animal; o consumo desses produtos pela população local ou fornecimento a instituições públicas; a otimização do uso dos recursos ambientais; e a melhoria da qualidade de vida do produtor; além de dar condições para que as famílias permaneçam em suas propriedades, reduzindo a migração desordenada para os grandes centros urbanos.

 

A ideia nasceu no ano passado, assim que o parlamentar assumiu assento na Câmara Federal. Jesus Rodrigues propôs de imediato a criação de um milhão de microdestilarias em todo o país para que agricultores familiares possam produzir e comercializar etanol. De lápara cá, Jesus Rodrigues já esteve nos ministérios da Casa Civil, Agricultura, Desenvolvimento Agrário, Ciência e Tecnologia, e do Planejamento, onde tem conquistado apoio à proposta inovadora, como “o projeto capaz de mudar a cara do Brasil rural”.



Cidade Verde