• Hospital Clinicor
  • Vamol
  • Roma

lilianmartinsA secretária de Estado da Saúde, Lilian Martins, recebeu na manhã desta sexta-feira, 03, na sede da Superintendência de Assistência à Saúde (Supas), empresários da Alemanha, representantes da Tacbacon, que inova na tecnologia avançada na construção civil, em especial, na de Hospitais. Segundo os empresários, a tecnologia utilizada tem um custo cinco vezes menor, se comparado à construção de hospitais convencionais.
 
Estiveram presentes, além da secretária Lilian, o superintendente de Assistência à Saúde, Ernani Maia, o diretor da Unidade de Organização Hospitalar, Telmo Mesquita, e os empresários Bodo Tiburtius, sócio administrador da Tecbacon, Gino Leonhard, consultor de Turismo e Infraestrutura da Alemanha, e Uwe Weibrecht, presidente da Associação ProBrasil.
 
Numa apresentação em slides, o empresário Gino Leonhard explicou para a secretária Lilian Martins a nova tecnologia. O formato de construção dos edifícios é através de módulos, que abrangem uma variedade de utilizações e garantem mais rapidez na conclusão das obras. Segundo o empresário, já existem diversos hospitais pela Europa construídos com essa tecnologia, que garante um custo-benefício melhor para o tesouro público.
 
“O projeto se destaca pela rapidez na construção, podendo reduzir o calendário de conclusão em até 50%. Na edificação do interior, a montagem é independente, aumentando a eficiência do trabalho e evitando danos aos materiais de construção, além de levar ao gestor os registros da quantidade exata de materiais que são necessários para o determinado trabalho”, disse Gino Leonhard.
 
A secretária Lilian Martins, por sua vez, questionou os empresários sobre quesitos importantes e pertinentes para regiões com altas temperaturas, como no Piauí. Clima, durabilidade, acústica, entre outros pontos, foram abordados pela secretária da Saúde e prontamente respondidos pelos empresários, durante a apresentação dos slides.
 
A construção do Centro Materno-Infantil e Adolescente foi a obra colocada como proposta para os empresários, que garantiram a mesma rapidez e eficiência que outros Hospitais, do mesmo porte, tiveram em outros países. O Centro Materno-Infantil passará por novo processo de licitação e terá suas obras iniciadas ainda no primeiro semestre deste ano, como uma das metas da Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi) para 2012.
 
Ao final da apresentação os empresários convidaram a secretária Lilian Martins para conhecer, in loco, os Hospitais que foram construídos com a mesma tecnologia proposta para o Centro Materno-Infantil.
 

 

Sesapi