Em Esperantina, na região norte do estado, em 2005, o prefeito a época, Felipe Santolia, sancionou lei municipal que cria o Dia 9 de Maio, o “Dia do orgasmo”.
O projeto de lei nº 1037/05, Esperantina-PI, 09 de maio de 2005, dispões sobre a criação do Dia Municipal de Debate sobre o Orgasmo de autoria do ex-vereador Arimatéa Dantas (foto), causou um alvoroço e foi até destaque na mídia nacional.
Atualmente exercendo a função de advogado Arimatéia Dantas (foto no lado), defende que o orgasmo (e, sobretudo, a falta dele) é uma questão de saúde pública, que merece ser amplamente debatida.
Em 2011, a comemoração deste dia foi ignorado por várias autoridades, época em que o clima político de Esperantina estava interpolando na atividade cidadã do esperantinense.
Para comemorar neste ano de 2012, o advogado Arimatéa Dantas e demais instituições, tão organizando uma palestra para discutir o Dia do Orgasmo, entre outros assuntos relacionados ao tema, como sexualidade e gravidez na adolescência conforme a programação abaixo.
PROGRAMAÇÃO
Local – U.E José Nogueira de Aguiar
Horário – 19h às 22h.
Temas:
MOSTRA DE VIDEO.
PEQUENA HISTORIA DO SEXO. – Arimatéia Dantas
PALESTRA – Elis Regina Rocha: Responsabilidade Sexual na Adolescência.
PALESTRA – A Família, O orgasmo e a sociedade.
REIVINDICAÇÕES
- Envolver o tema nas ações do PSF;
- facilitar o acesso sem constrangimento dos jovens à preservativos;
- divulgar o uso da camisinha feminina e distribuir;
- campanha de exame de prevenção de câncer de próstata;
- campanha sobre os motivos e tratamento da ejaculação precoce.
- implementar ou priorizar o Programa de Saúde do Homem.
Na época, a TV Antena 10 fez uma matéria especial do Dia do Orgasmo em Esperantina. O vídeo está disponível no Youtube e mostra a grande manifestação da juventude para debater o dia do orgasmo em Esperantina, inclusive entrevistas que marcaram na época. Veja abaixo.
FONTE: Kleber Oliveira (Revista Az)