• Hospital Clinicor
  • Vamol
  • Roma

Nesta segunda-feira (21), a secretária Caroline Reis, participou de uma reunião com o diretor do Núcleo Multiprofissional de Saúde, Daniel Gutembergue, quando foram apresentados os novos profissionais de Educação Física que atuaram em programas e ações da pasta. o lançamento do Programa de Incentivo à Atividade Física tem a previsão de ser lançado oficialmente dia 01 de dezembro, na academia de saúde do bairro Bom Lugar, com programação a ser divulgada pela Secretaria Municipal de Saúde.

academias

Segundo Daniel, esses profissionais serão distribuídos pelas regiões dos bairros: Campo Velho, Alto da Cruz, Sambaíba, Bom Lugar e Centro. “O Programa de Incentivo à Atividade Física do Ministério da Saúde entrou em uma nova fase. Agora, as cincos academias de saúde instaladas na zona urbana do município receberão profissionais de Educação Física”, explica Daniel Gutembergue.

A secretária de saúde de Floriano, Caroline Reis, avalia que a atividade física é importante para o pleno desenvolvimento humano e deve ser praticada em todas as fases da vida. “Quanto mais cedo a atividade física é incentivada e se torna um hábito na sua vida, maiores os benefícios para sua saúde”, disse.

Os exercícios físicos também são exemplos de atividades físicas, mas se diferenciam por serem atividades planejadas, estruturadas e repetitivas com o objetivo de melhorar ou manter as capacidades físicas e o peso adequado, além de serem prescritos por profissionais de educação física. Todo exercício físico é uma atividade física, mas nem toda atividade física é um exercício físico!

Entre alguns benefícios dos exercícios físicos estão: o controle do peso; a diminuição da chance de desenvolvimento de alguns tipos de cânceres; a diminuição da chance de desenvolvimento de doenças crônicas, como a diabetes (alto nível de açúcar no sangue), pressão alta e doenças do coração; a melhora da disposição; e, a promoção da interação social.

Secom