O município de Floriano ultrapassou a marca de 20.000 doses aplicadas de vacina contra a Covid-19, informou a diretoria de imunização. Até agora, 27.399 doses foram aplicadas entre primeira e segunda vacinação. Ivanice Ferreira, cuidadora, 48 anos. Hipertensa, moradora do bairro Caixa Dágua é a vigésima milésima pessoa a ser imunizada contra a Covid-19. O momento foi acompanhado pelo prefeito Joel Rodrigues e o secretário de saúde, James Rodrigues.

Proporcionalmente, Floriano já vacinou 33% da população com a primeira dose da vacina contra a Covid-19. Segundo a última previsão do Censo, o município tem 60.035 habitantes. Nesta terça-feira (22), um novo anúncio para o calendário de vacinação prevê a imunização de pessoas de 50 a 54 anos.

Foram aplicadas: 27.399 doses Primeira dose: 20.066 Segunda dose: 7.333

O número é superior à média nacional, pois segundo balanço da vacinação contra Covid-19 desta terça-feira (21), 30,43% da população nacional já havia tomado a primeira dose. O número também é superior a cobertura vacinal estadual, onde segundo dados da SESAPI, apenas 26,8% da população havia tomado a primeira dose.

Cobertura vacinal

vacia

A baixa cobertura vacinal tem graves consequências quando o assunto é a saúde pública. Por isso, é importante alertar a população sobre os benefícios da vacina e também sobre os riscos a que todos ficam expostos quando esta é ignorada. Graças à vacinação em massa, doenças como poliomielite, rubéola, tétano e coqueluche deixaram de ser um problema de saúde pública no Brasil.

O SUS disponibiliza, de forma gratuita, para todas as pessoas, 21 vacinas para muitas doenças cuja proteção se inicia, ainda, nos recém-nascidos, podendo se estender por toda a vida em procedimentos totalmente seguros, que permitem a prevenção, o controle e a eliminação de doenças graves - e muitas vezes mortais - estimulando as defesas naturais do corpo.

Para vacinar, basta comparecer a uma Unidade Básica de Saúde com o cartão de vacinação em mãos. A vacinação é essencial para a prevenção de doenças infecciosas, pois atuam, inclusive, na redução da morbidade. Quem não se vacina fica suscetível às doenças para as quais aquela vacina oferece proteção. Mantenha seu cartão de vacina atualizado.

pmf