• roma.png
  • vamol.jpg
O vereador Adalto Moura (PSD) denunciou na sexta-feira,30 de março, a falta de ambulância no Hospital Daniel Carlos Andrade, município de Itaueira, no sul do Piauí. A denuncia foi durante pronunciamento do legislador no plenário da Câmara Municipal. De acordo com oadaltomouraverea parlamentar, há seis meses a única ambulância que o hospital possui encontra-se com problemas mecânicos numa oficina da capital piauiense.


Adalto Moura ilustrou a situação que se encontra a saúde pública do município citando o caso de um cidadão que mora numa comunidade rural distante a 45 km da sede do município, que se encontrava com problemas cardíacos e de coluna. Ele afirmou que levou, em sua camionete particular, o cidadão até o hospital, onde ficou internado, mas depois houve a necessidade de transferir o paciente para o hospital regional de Floriano.



“Sem ambulância, levaram o paciente num automóvel Fiat Uno e devido à falta de conforto a que foi submetido o problema de coluna dele piorou, o médico que o atendeu confirmou essa hipótese”, disse o parlamentar.
Ele enfatizou que o município conta com ambulâncias do Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) , mas em determinados casos elas não podem ser utilizadas. “As ambulâncias do Samu só podem transportar o paciente do local do socorro até a unidade de saúde mais próxima. Por essa razão, os pacientes estão sendo transportados para Floriano de maneira inadequada”. Disse.


Procurada para se manifestar, a prefeita de Itaueira Verônica Avelino (PTB) confirmou que realmente a ambulância do hospital encontra-se quebrada e que está em Teresina, e afirma que nunca faltou carro para transportar pacientes sempre que necessário.
Com informações do liberdade news
IMAGEM: liberdadenews