No próximo domingo, 29, dois municípios vizinhos no Sul do Piauí irão escolher novos prefeitos em eleições suplementares. Em Eliseu Martins, três chapas disputam o pleito, enquanto em que Colônia do Gurgueia, duas mulheres concorrem ao cargo.
Em Eliseu Martins, Horácio dos Santos (PCdoB) e Irani Maria Neto (PTB) estão na coligação "Unidos por Eliseu Martins Melhor". Eles disputam com Marcos Aurélio Guimarães Araújo (DEM) e Priscila Torres da Silva (PMDB), da coligação "Unidos por Eliseu Martins", e a chapa pura do PT com José Alves Neto, candidato a prefeito, e Eliseu Rodrigues Machado, seu vice.
No mês de novembro de 2011, o Tribunal Regional Eleitoral cassou a prefeita Teresinha de Jesus Miranda Dantas de Araújo (PSDB), após ação impetrada pelo opositor Marcos Araújo, agora candidato.
No segundo município, Leonice de Sá Coutinho é candidata a prefeita tendo Joânio Reis na coligação "Colônia para Todos (PSDB/PCdoB)" Sua adversária é Maria das Graças de Sousa Constâncio, a vereadora Gracinha Leão, que tem Washington Trindade da Silva como vice na coligação "Unidos pelo Progresso (PR/PTB/PP/PDT/DEM/PT/PSB)".
Em Colônia, foi cassado o prefeito Francisco Carlos Amorim do Nascimento.
De acordo com Rene Moreira Xavier Silva, chefe de cartório da 90ª Zona Eleitoral, o clima da campanha, que deve ocorrer até sábado, é de tranquilidade. Como a mesma equipe terá de acompanhar os dois pleitos, dois servidores do Tribunal Regional Eleitoral serão enviados de Teresina para ajudar nos trabalhos. Reforço no policiamento já foi solicitado. A inseminação das urnas acontecerá às 14:00h de quinta-feira. O juiz Ítalo Márcio Gurgel de Castro acompanhará todo o processo nos dois municípios.
Desde as eleições de 2008, o Piauí já realizou 23 pleitos suplementares. Em outubro, os eleitores dessas cidades voltarão às urnas novamente para a eleição regular, que ocorre de quatro em quatro anos.
Fonte:cidadeverde