• Hospital Clinicor
  • Vamol
  • Roma

Durante 4 dias, Floriano foi palco de mais um grande evento de valorização do folclore e da cultura do São João: o Festival Nordestino de Cultura Junina Nacional. O evento promovido pela Associação Brincantes do Folclore Nordestino em parceria com o Ministério da Cidadania e a Prefeitura de Floriano, concretizou sua 11ª edição entre os dias 11 e 14 de julho no estacionamento do Floriano Shopping. 

Cerca de 30 grupos, do Norte e Nordeste do país, participaram trazendo grandes espetáculos e emoção ao público presente. Além das quadrilhas que concorreram à premiação de 52 mil reais, houveram também grupos de bumba meu-boi, reisado e companhias de dança compondo a cena folclórica. A Quadrilha Junina "Arraiá da Princesa", representou o município na competição com o espetáculo "Simplesmente Luiz", que homenageia o eterno rei do Baião, Luiz Gonzaga. Temas como, fé, inclusão, respeito às diferenças, costumes, e os movimentos sociais da história brasileira, também marcaram esta edição. 

A programação deste ano, também contou com as atrações musicais Samyra Show, Janayna e Banda, Danny Melody e Canta Luiz, que animaram as noites do festival. “Tamanha é a importância deste evento para o crescimento e valorização do movimento cultural junino na nossa cidade, além da movimentação da economia local. Nós tivemos aí, gigantes do São João Nacional que transitaram por aqui com mais de 6.000 brincantes envolvidos em lindas produções. O festival é uma pérola da nossa cultura e para nós é motivo de orgulho poder apoiar essa grande produção que tem suas raízes florianenses", afirmou Elineuza Ramos, secretária de Cultura. 

O resultado, divulgado nesta segunda-feira (15), revelou que a campeã nordestina Luar do São João, de Teresina (PI), conquistou o 1º lugar este ano, deixando em 2º e 3º lugares, a Junina Babaçu, do Ceará,  e Lua de Prata, da cidade de Demerval Lobão (PI). Além destes, mais 10 grupos foram premiados e a junina “Raízes Culturais” ganhou destaque como quadrilha revelação.

 festival12

festival120

festival123

ascom pmf