Banner
Banner
Banner
Cientistas descobrem 'ciclo tóxico' que causa mortes de neurônios PDF Imprimir E-mail
Sex, 08 de Dezembro de 2017 16:18

neuroniosPesquisa publicada nesta sexta-feira (8) na "Nature Communications" descreve que uma mutação ligada a tipos doenças degenerativas está envolvida em um ciclo tóxico: ela faz com que células produzam proteínas tóxicas que causa a morte de neurônios.

 

A mutação em pesquisa está associada a um tipo de demência e à ELA (Esclerose Lateral Amiotrófica). No caso do estudo, a condição é a "demência frontotemporal". Ao contrário das demências mais comuns, como o Alzheimer, essa está mais ligada a alterações do comportamento que ao declínio da memória.

 

Já a esclerose lateral amiotrófica, que ficou conhecida no "desafio do balde de gelo", é a perda progressiva de movimentos pelo enfraquecimento dos músculos.

 

Essas duas doenças têm em comum uma mutação no gene C9orf72. Essa mutação tem um elemento repetido que produz substâncias tóxicas num mecanismo chamado de "estresse celular", é como se a célula ficasse, de fato, sobrecarregada (como no uso mais corrente da palavra "estresse").

 

   "O estresse realmente ativa a produção de proteínas mais tóxicas, criando um ciclo que potencialmente desencadeia a morte neuronal", explica em nota Katelyn Green, primeira autora do estudo, e pesquisadora na Universidade de Michigan, nos Estados Unidos.

 

Um outro ponto descrito pela pesquisa é que substâncias tóxicas não são produzidas somente pelas mutações -- mas pelo entorno da célula que "ativa" os genes mutados.

 

 

Eles acreditam que infecções virais diversas e eficiências nutricionais podem deflagrar o processo, o que explicaria o porquê de muitas dessas doenças só aparecerem em fases mais tardias da vida.

 

G1

Última atualização em Sex, 08 de Dezembro de 2017 16:25
 
Ministério amplia acesso ao contraceptivo DIU no Sistema Único de Saúde PDF Imprimir E-mail
Sex, 08 de Dezembro de 2017 11:26

O acesso pelas mulheres ao contraceptivo dispositivo intra-uterino - conhecido como DIU - no Sistema Único de Saúde (SUS) foi ampliado a partir de hoje (8), conforme portaria do Ministério da Saúde publicada nesta sexta-feira no Diário Oficial da União.

 

De acordo com o documento, o DIU de cobre terá disponibilização feita pelos estados, municípios e o Distrito Federal (DF) às maternidades integrantes do SUS, para “anticoncepção pós-parto ou pós-abortamento imediatas”.

 

A portaria diz ainda que cabe ao governo federal financiar a aquisição dos medicamentos contraceptivos e insumos do Programa Saúde da Mulher. “Os recursos financeiros federais para execução do disposto nesta portaria são oriundos do orçamento do Ministério da Saúde.”

 

“Os gestores estaduais, do Distrito Federal e municipais terão até 90 dias, a contar da data de publicação da portaria, para adequação da rede de atenção e das maternidades na oferta do DIU pós-parto e pós-abortamento imediato”, diz o documento.

 

Agência Brasil

Última atualização em Sex, 08 de Dezembro de 2017 11:34
 
Sintomas de deficiência de vitamina B12 - a ameaça silenciosa que pode destruir completamente seu cérebro! PDF Imprimir E-mail
Sex, 08 de Dezembro de 2017 11:21

Vamos falar agora de um nutriente superimportante: a vitamina b12. Se você é uma pessoa que se cuida e tem uma dieta balanceada, parabéns! Isso pode garantir a sua saúde e bem-estar do seu corpo.

 

É preciso entender, porém, que encontrar alimentos ricos em vitamina B12 pode não ser uma tarefa fácil - os veganos são prova disso. Como pouquíssimas plantas são compostas por essa vitamina, os vegetarianos mais radicais tendem a sofrer com a deficiência da B12.

 

A saída é tomar leites vegetais enriquecidos e suplementos de vitamina B12 específicos para vegetarianos. Alguns microrganismos, como bactérias "do bem" e fungos, também são produtores de vitamina B12.

 

Essas bactérias podem ser localizadas facilmente na terra, entrando em contato com muitos vegetais que acabam obtendo parcela dessa vitamina. Assim, quando descascamos os vegetais, corremos o risco de perder a vitamina B12 que eles podem vir a ter.

 

Veja quais alimentos têm uma boa quantidade de vitamina B12:

 

- Cogumelos

- Nori

Levedura de cerveja

- Leite

- Ovos

- Iogurtes

- Carne

Outra forma de obter a vitamina é através de injeções de B12. Geralmente tomamos essas injeções como estimulantes de energia ou para perder peso. No entanto, como podemos perceber, esperar a queda dos níveis de energia ou o aumento de peso não são alternativas saudáveis. Sendo assim, as injeções de B12 não são uma opção segura.

 

Mas e os suplementos?

Bom, se você consome pouco ou nada dos alimentos citados acima, então suplementos de vitamina B12 são uma boa opção.

 

Quem mais tem riscos de sofrer com a deficiência dessa vitamina são idosos, pessoas que estão se recuperando de cirurgias para perder peso, pessoas com HIV ou quem tem problemas digestivos sérios, como a doença de Crohn - já que ela impede a absorção de vitaminas e nutrientes.

 

As grávidas e as mães que ainda estão amamentando também precisam de maior quantidade da vitamina. E há ainda os veganos, que precisam ter especial atenção quanto à B12. Quer saber como está a quantidade de B12 no seu organismo?

 

Converse com seu médico e peça a ele um exame laboratorial específico. A quantidade diária recomendada dessa vitamina é muita baixa. Um adulto só precisa de algo em torno de 2,4 microgramas por dia.

 

No entanto, se faltar, ela provocará sérios riscos à saúde, como:

 

- Anemia

- Doenças cardíacas

- AVC

- Perda de memória

- Paranoia

- Depressão

- Descontrole no sistema urinário

Quando seu corpo precisa de vitamina B12, ele emite alguns sinais, como:

 

1. Dormência e formigamento

2. Fadiga

3. Dor nas articulações

4. Fraqueza

5. Respiração rápida ou batimentos cardíacos

6. Inchaço na língua

7. Icterícia

8. Mau humor

9. Boca ressecada

 

10. Zumbido nos ouvidos

 

Importante: algumas vitaminas são produzidas naturalmente pelo nosso organismo. Existem, porém, aquelas que só podem ser adquiridas através da alimentação. Esse é o caso da vitamina B12. E este é mais um motivo para você caprichar na sua alimentação.

 

curapelanatureza

Última atualização em Sex, 08 de Dezembro de 2017 11:26
 
<< Início < Anterior 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 Próximo > Fim >>

Página 1 de 995
Banner
Banner
Banner

DEPARTAMENTO COMERCIAL

(89)9930-9050

                                                                                                                whatsapp-6in3 copy(89)9401-8521

REDAÇÃO

 

(89)3521-1241

 

 

 

REPORTAGEM

(89)9922-6983

(89)9909-2133

(89)9434-4620


EMAIL

piauinoticias@hotmail.com

:: PIAUÍ NOTÍCIAS ::
Copyright © 2017. Todos os direitos reservados.
É permitido a reprodução com autorização ou citação de fonte
linksoft