Rádio Santa Clara
"Não há possibilidade de fraude nas eleições", diz MInistro PDF Imprimir E-mail
Sáb, 25 de Outubro de 2014 13:19

 O presidente do TSE (Tribunal Superior Eleitoral), ministro Dias Toffoli, participou na manhã deste sábado, 25, da cerimônia de verificação dos softwares que farão a totalização dos votos no segundo turno das eleições.



Foram conferidos os sistemas que fazem a conexão entre todas as urnas eletrônicas, os Tribunais Regionais Eleitorais e o TSE para o envio dos resultados apurados em cada uma das seções eleitorais.

tofoli1

Segundo ele, “não há qualquer possibilidade de fraude”. “Isso [essa checagem] significa que há garantia de que aquilo que foi votado na urna eletrônica é o que está totalizado”, afirmou.



A verificação foi feita em um evento realizado na sede do TSE, em Brasília, na presença do vice-procurador-geral eleitoral, Eugênio Aragão, do secretário de Tecnologia da Informação do TSE, Giuseppe Janino, do presidente da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Marcus Vinícius Furtado Coêlho, e representantes de alguns partidos, como o PDT e o PT.

 


No domingo (26), assim que for encerrado o período de votação, às 17h, no horário local, o sistema de cada seção enviará eletronicamente um conjunto de arquivos para os servidores dos tribunais regionais, incluindo o resultado apurado, o número de ausentes e informações técnicas referentes à votação.

 


O presidente do TSE explicou também que, ao término da votação, são emitidos vários boletins de urna, que são entregues aos fiscais dos partidos, o que permite conferir o dado da totalização separadamente por seção eleitoral.



Na cerimônia, também foi feita uma checagem de que os sistemas instalados nos equipamentos da Justiça são os mesmos lacrados e assinados eletronicamente em setembro pelo próprio ministro Dias Toffoli, o procurador-geral eleitoral Rodrigo Janot, e representantes dos partidos e coligações.



“É a conferência das assinaturas que estão nos sistemas e nos programas de transferência dos dados, desde a urna eletrônica para os TREs e dos TREs para a totalização no Tribunal Superior Eleitoral”, disse Toffoli.

 

G1

Última atualização em Sáb, 25 de Outubro de 2014 13:24
 
Ten. Cel, Lisandro, do 3ºBPM/FLO envia tropas a outras cidades PDF Imprimir E-mail
Sáb, 25 de Outubro de 2014 12:12

Após elaborar uma programação de ações visando a  tranquilidade das eleições neste domingo, 26, quando milhares de florianenses estarão se dirigindo às urnas para  votação na presidente Dilma (PT), que busca a reeleição, e no candidato Aécio Neves (PSDB), que tenta se eleger neste segundo da eleição presidencial para o Piauí, o tenente coronel Lisandro Honório, comandante do 3º Batalhão da Polícia Militar,  está providenciando o envio de  tropas para algumas das cidades que fazem parte da jurisdição do 3º BPM.

 

lisandrohono
O  foco, é garantir a segurança, não tão somente das autoridades que estão  trabalhando, mas das  demais pessoas que estão envolvidas no processo eleitoral.

 


“A exemplo do primeiro turno, as eleições desse domingo serão tranquilas. O primeiro turno foi sem problemas e esperamos que o segundo turno seja do mesmo jeito", disse o comandante do 3º BPM.

 

 

No município florianense são vários os policiais que estarão em viaturas pela cidade, bem como,  concentrados nos pontos de votação.

 

 

 

Da redação com informações do JC24horas

Última atualização em Sáb, 25 de Outubro de 2014 12:21
 
2° Turno: votação no Piauí começa às 8 horas no horário local PDF Imprimir E-mail
Sáb, 25 de Outubro de 2014 11:22

O horário de início da votaçãoedvaldomoura no 2º turno das eleições no Piauí, que ocorre nesse domingo, 26, e não mudará em razão do horário de verão.Os eleitores que votam no Estado do Piauí deverão comparecer às seções eleitorais entre 8h e 17h, no horário local.



Nos Estados das regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste e no Distrito Federal, os relógios estão adiantados em 1 hora em relação aos Estados do Nordeste e da Região Norte.



A divulgação dos resultados da apuração dos votos para o presidente da República, a cargo do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), só começará a partir das 19h, no horário local (20h, em Brasília). Isso ocorrerá por conta do fuso horário do Acre, cuja diferença será de 3 horas a menos em relação à hora de Brasíl.

 

 

Na cidade florianense, inrterior do Piauí, onde existe pouco mais de 39 mil eletoires, acredita-se numa grande abstenção e que a movimentação nas sessões eleitorais deve ser tranquila, diferente do 1º turno, onde grandes filas foram  formadas.

 

 

Veja a movimentação que houve no dia 05 nas escolas Bucar Neto, bairro Via Azul  e Djalma Nunes (imagem),  bairro Sambaíba, onde grandes filas foram formadas. djalmanunes

 

Com informações do TRE-PI

Última atualização em Sáb, 25 de Outubro de 2014 11:46
 
<< Início < Anterior 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 Próximo > Fim >>

Página 1 de 2075

DEPARTAMENTO COMERCIAL

(89)9930-9050
(89)9401-8521

REDAÇÃO

(89)3521-1241

REPORTAGEM

(89)9922-6983
(89)9424-6748
(89)9420-8214
(89)9909-2132

EMAIL

piauinoticias@hotmail.com

:: PIAUÍ NOTÍCIAS ::
Copyright © 2014. Todos os direitos reservados.
É permitido a reprodução com autorização ou citação de fonte
Desenvolvido por Webmaster THG