Rádio Santa Clara
Relatório sobre a violência contra LGBTs vai cobrar providências do PI PDF Imprimir E-mail
Ter, 31 de Março de 2015 12:45

A grande quatidade de atos de violêncioa e contra os direitos da comunidade LGBT no Piauí, foi tema de audiência pública realizada ontem pela Assembleia Legislativa. A audiência, que aconteceu dentro da Comissão de Direitos Humanos, atendeu a um requerimento de autoria do deputado Fábio Novo (PT). O parlamentar chamou atenção para o fato do Piauí ocupar o 4º lugar no rnaking da violência praticada contra a comunidade.
 

Participaram do debate o deputado Georgiano Neto (PSD), presidente da Comissão de Direitos Humanos e Juventude da Assembleia; a promotora de justiça Myrian Lago; do juiz Paulo Roberto Barros, representando o Tribunal de Justiça do Piauí; Maria Laura, representante do GPtrans; delegada Eugênica Vila, subsecretária de Segurança do Estado; dentre outros.
 

Uma das deliberações do debate foi a de que representantes dos movimentos LGBT, juntamente com o deputado Fábio Novo, formarão uma comissão que vai elaborar um relatório, apresentando os problema e sugestões de solução, que será entregue ao governador Wellington Dias (PT).

 

Ao alertar para o crescimento da violência, observa que é necessário que o Estado aparelhe o sistema voltado à defesa dos direitos LGBT e seja pragmático na proposição de medidas que assegurem a igualdade de direitos e o combate à homofobia.
 

Dados alarmantes
Recentemente, Novo apresentou ao plenário da Assembleia dados divulgados pela Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República, apontando o Piauí como o quarto estado brasileiro com maior número de denúncias de violência homofóbica. Segundo os dados da Secretaria, consideradas denúncias por 100 mil habitantes, o Distrito Federal aparece na ponta, com 1,52% das ocorrências; depois, Alagoas (1,51%); seguidos por Paraíba e Piauí, ambos com 1,22%.
 

Durante o debate entidades defensoras dos direitos da comunidade LGBT aproveitarm o momento para propor medidas contra o avanço da homofobia. Boa parte dos movimentos presentes reclama da ausência do Estado na elaboração de políticas públicas voltadas às pessoas LGBT e na efetiva aplicação da lei. É o caso da coordenadora do Grupo Matizes, Marinalva Santana.
 

Marinalva observa que o Piauí é o estado de maior aparato legal de defesa dos LGBT, embora, segundo ela, haja inoperância no sentido do cumprimento das leis. “O maior responsável pelo aumento dos crimes de homofobia é o Estado, ou por omissão ou por cumplicidade”, diz.



Tão preocupante são os dados apresentados por Marinalva Santana, segundo a qual em 2012 o Piauí, além de ter registrado 386 denúncias de violência contra LGBT, apresentou avanços nos assassinatos contra o segmento.

 

Asscom Parlamentar - Edição: Katya D'Angelles

Última atualização em Ter, 31 de Março de 2015 12:46
 
Prefeito Gilberto inaugura ponte na localidade Manga PDF Imprimir E-mail
Ter, 31 de Março de 2015 10:36

Depois de muito tempo sofrendo com as péssimas condições da Ponte sobre o Riacho Corrente, e de correr o risco de ficarem isolados na comunidade, os moradores da Manga Piauí comemoram a inauguração da nova ponte construída na administração do prefeito Gilberto Júnior.

gilbertoponte

Com recursos próprios a prefeitura de Floriano, através da secretaria de infraestrutura construiu a ponte de ferro e concreto com capacidade para suportar 45 toneladas. A resistente ponte atende aos parâmetros de engenharia e põe um fim nos constantes serviços de recuperação e acaba com o medo de isolamento dos moradores.



A solenidade de inauguração foi realizada na tarde do último sábado, 28, com a presença do prefeito Gilberto Júnior, secretários municipais, vereadores, o deputado estadual Gustavo Neiva, o sr. Avelino Neiva e lideranças sindicais da zona rural.

gilbertoponte0

Durante os pronunciamentos a história e a importância da comunidade para o município de Floriano dominaram a maior parte das declarações. O sr. Wilson Pereira que possui uma propriedade na localidade lembrou dos momentos difíceis quando a antiga ponte não oferecia segurança, “teve momentos em que era preciso atravessar o riacho, muitos moradores tinham medo dessa travessia, essa ponte era nosso sonho, acabou os tempos difíceis,” falou.



“Sabemos que o país e o nosso estado atravessam uma crise, mas estamos nos esforçando para acabar com os problemas do nosso município, com recursos próprios conseguimos realizar esse sonho, uma ponte estruturada e reforçada para comunidade da Manga que há tempos sofria com o medo do isolamento. A Manga faz parte da história de Floriano, e hoje estamos aqui para dar esse presente aos moradores,” disse o prefeito.



“Nos próximos dias estaremos inaugurando a ponte da Taboca, e dando continuidade a construção de outras que irão facilitar o escoamento da produção agrícola e o trafego nessas comunidades,” disse George Everson, Sec. Infraestrutura.

Fonte: Secom
Texto: Aparecida Santana
Imagens: Waldemir Miranda

Última atualização em Ter, 31 de Março de 2015 10:41
 
Um juiz estará de plantão durante o período Santo em FLO PDF Imprimir E-mail
Ter, 31 de Março de 2015 10:24

O expediente dos servidores do Foram Desembargador Correia Lima, com  sede em  Floriano, deve ser até essa quarta-feira, 1º de  abril. noepache

 



Na quinta-feira deveremos ter ponto facultativo, disse o juiz Noé Pacheco, enaltecendo que durante o período Santo terá um  juiz de plantão para atender a qualquer situação de emergência.

 



Os casos que podem ser atendidos de forma urgente, ou emergentes como citou o magistrado,  são de prisões irregulares, de pedidos de decretação de prisão preventiva, apreciação de um Habeas Corpus e de autorização urgente para um menor viajar, entre ouytras situações. 

 

 

“Todas essas situações tem que se dá prioridade e com certeza, nesse plantão forense, esses serviços não serão interrompidos”, concluiu o Juiz Noé.

 

 

Da redação

IMAGEM: piauinoticias

 

Última atualização em Ter, 31 de Março de 2015 10:35
 
<< Início < Anterior 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 Próximo > Fim >>

Página 1 de 2401

DEPARTAMENTO COMERCIAL

        (89)9930-9050

 Whatsapp(89)9401-8521

  

REDAÇÃO

(89)3521-1241

REPORTAGEM

(89)9922-6983

(89)9909-2133

(89)9434-4620


EMAIL

piauinoticias@hotmail.com

:: PIAUÍ NOTÍCIAS ::
Copyright © 2015. Todos os direitos reservados.
É permitido a reprodução com autorização ou citação de fonte
Desenvolvido por Webmaster THG