Banner
Banner
Banner
Mais de 200 estudantes participam do Congresso Internacional de Espanhol PDF Imprimir E-mail
Sex, 18 de Agosto de 2017 10:51

Mais de 200 estudantes participam do II Congresso Internacional de Ensino de Espanhol no Brasil que acontece no campus prof. Antonio Giovani Sousa da Universidade Estadual do Piauí (UESPI) no município de Piripiri, região Norte do estado. O evento iniciou nesta quinta-feira, 17, e segue até o sábado, 19, é realizado pelo curso de Licenciatura Plena em Letras Espanhol do Núcleo de Educação à Distância (NEAD/UESPI) e pelo Núcleo de Estudos Hispânicos (NUEHIS) da UESPI.

 

Além do Congresso acontecem simultaneamente o III Colóquio do Núcleo de Estudos Hispânicos e II Seminário de Formação Docente do Parfor (Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica). A programação inclui palestras, mesas redondas, minicursos e apresentações de trabalho.

 

Antônio Alves Pereira, aluno do 6º período do curso de Letras Espanhol do NEAD, é um dos discentes que irá apresentar o resultado de seus estudos e pesquisa no evento com a mostra do trabalho: “Os pressupostos sociointeracionistas no ensino de língua espanhola”. Para ele é uma oportunidade acadêmica muito importante. “A minha expectativa é de poder aprofundar o conhecimento na área de modo que eu possa ampliar a experiência curricular, profissional e acadêmica”, descreve Antônio.

 

A abertura do evento contou com a presença do pro-reitor de Extensão, Assuntos Estudantis e Comunitários, professor doutor Raimundo Dutra de Araújo, que na ocasião recebeu uma placa de agradecimentos pelo apoio ao desenvolvimento do ensino de espanhol na UESPI. Estiveram presentes ainda a diretora adjunta do Núcleo de Educação a Distância da UESPI, professora Laura Torres, a coordenadora do NUEHIS, a Profa.Dra Margareth Torres, a Profa.Dra Edileuza Maria Lucena.

 

A Profa.ma Osmarina Oliveira, do diretor do campus da UESPI em Piripiri, prof. Mike Melo do Vale, a coordenadora do polo da Universidade Aberta do Brasil em Piripiri, professora Auridete Mendes Ribeiro, as coordenadoras de curso e de tutoria de Letras Espanhol do NEAD UESPI, Leiliane de Vasconcelos e Ana Verônica Freire, professor Demócrito de Oliveira Lins, professor Francisco de Assis Alves Bastos, organizadores do evento, além dos tutores e professores do curso de Letras Espanhol da UESPI.

 

Em sua fala aos alunos, o Pró-reitor Raimundo Dutra, avaliou o significado do trabalho realizado pela instituição. “Temos orgulho de saber que quase a totalidade dos professores de espanhol do Piauí foram formados pela UESPI”. Ele afirmou ainda que este evento é de extrema importância e vai beneficiar a rede de ensino de espanhol que se instituiu em todo o Piauí através da UESPI. “O ensino de espanhol no Piauí vai ficar mais fortalecido a partir de eventos como este”, enfatizou Dutra.

 

A diretora adjunta do NEAD, Laura Torres, ressaltou que o Núcleo tem se esforçado para incentivar os projetos de extensão. “O NEAD atua no ensino e também pesquisa e extensão, faz parte do nosso trabalho incentivar estes projetos que envolvem os estudantes”, pontuou. Na abertura do evento, ela falou ainda sobre as histórias exitosas de ex-alunos do NEAD. “Para nós é recompensador como professora reencontrar nossos alunos já graduados, com pós-graduação e concursados já atuando como excelentes professores”, ressaltou.

 

Após a solenidade de abertura aconteceu a primeira mesa redonda com o tema “perspectivas da formação de professores no atual contexto brasileiro” com as professoras Edileuza Maria Lucena Sampaio e Osmarina Oliveira da Silva Pires e professor Raimundo Dutra e com mediação da professora Margareth Torres.

 

 

Uespi

Última atualização em Sex, 18 de Agosto de 2017 10:59
 
Lançamento do livro " História e Arte: teatro, cinema, literatura" PDF Imprimir E-mail
Sex, 18 de Agosto de 2017 10:39

festlusoA Universidade Federal do Piauí (UFPI), por meio do Programa de Pós-Graduação em História do Brasil (PPGHB), convida a todos para o lançamento da coletânea "História e Arte: teatro, cinema, literatura" (EDUFPI, 2016), organizada pelos professores Francisco de Assis de Sousa Nascimento, Jaison Castro Silva e Ronyere Ferreira, e produzida pelo PPGHB/ UFPI.

 

A obra será lançada em Teresina no dia 23 de agosto às 19h, no Café Genu Moraes, localizado na parte interna do Teatro 4 de Setembro.

 

O livro é fruto dos estudos e das interlocuções acadêmicas que o PPGHB realizou nos últimos anos, e conta com a colaboração de historiadores de diversas universidades brasileiras, entre elas: Universidade Federal de Uberlândia (UFU), Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC), Universidade Estadual de Londrina (UEL), Universidade Federal do Piauí (UFPI), Instituto Federal do Piauí (IFPI) e Universidade Estadual do Piauí (UESPI).

 

O lançamento ocorrerá durante a programação do Festival de Teatro Lusófono, que ocorrerá entre os dias 21 e 27 de agosto, simultaneamente em Teresina, Parnaíba, Oeiras e Floriano.

 

Ufpi

Última atualização em Sex, 18 de Agosto de 2017 10:45
 
Cirurgião Evandro Mendes recebe cidadania piauiense PDF Imprimir E-mail
Sex, 18 de Agosto de 2017 10:14

A Assembleia Legislativa realizou nesta quinta-feira (17), sessão solene para a concessão do título de cidadão piauiense ao cirurgião Evandro Magno Firmeza Mendes, natural de Fortaleza (CE). A proposta de Decreto Legislativo concedendo a honraria foi do deputado Gustavo Neiva (PSB) e aprovada pelo plenário. 

evandro

O deputado Gustavo Neiva iniciou o discurso saudando o homenageado e os presentes e relembrou a época que conheceu Evandro Magno e dos bons momentos que compartilharam. “A homenagem é merecida, Dr. Evandro é um brilhante cirurgião torácico. Nos conhecemos na época da graduação na Universidade Federal do Piauí, ele estudando medicina e eu odontologia, tivemos algumas disciplinas em comum, firmamos uma amizade e participamos de vários encontros de integração dos cursos”, relembra.

 

O parlamentar também ressaltou que o médico recebeu diversos prêmios e diplomas como de Semeador da Qualidade no Internato de Cirurgia Geral de Fortaleza; foi presidente da Sociedade Norte/Nordeste de Cirurgia Torácica e Membro da Comissão de Honorários Médicos da Sociedade Brasileira de Cirurgia Brasileira de Cirurgia Torácica – SBCT, entre outros. “Com tantos títulos e honrarias faltava este por tudo o que ele fez e fará pelo nosso Estado”, afirma.

 

Em seguida, foi concedida a palavra ao deputado Dr. Pessoa (PSD) que foi professor do homenageado. “Estou muito feliz em saber que um ex-aluno já ultrapassou o mestre. É honroso para mim compartilhar este momento e agraciá-lo com este título”, disse.

 

Durante seu discurso, Evandro Magno falou da sua trajetória e agradeceu todos que fizeram parte: família, amigos, pacientes e ex-pacientes, além das instituições que o receberam. Além disso, destacou o significado da escolha da profissão e o quão sente-se realizado em servir. “A gente renova o destino ajudando e servindo. A função do médico é dada por Deus, ouvir o paciente é um grande ato de caridade. Agradeço a Deus primeiramente, e a todos que fizeram e fazem parte, é uma honra receber este Título”, agradece.

 

 

O homenageado foi pioneiro na realização da primeira cirurgia torácica por vídeo no Piauí em 2002, no Hospital São Marcos.

 

 

alepi

piauinoticias

Última atualização em Sex, 18 de Agosto de 2017 10:17
 
<< Início < Anterior 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 Próximo > Fim >>

Página 1 de 2362
Banner
Banner
Banner

DEPARTAMENTO COMERCIAL

(89)9930-9050

                                                                                                                whatsapp-6in3 copy(89)9401-8521

REDAÇÃO

 

(89)3521-1241

 

 

 

REPORTAGEM

(89)9922-6983

(89)9909-2133

(89)9434-4620


EMAIL

piauinoticias@hotmail.com

:: PIAUÍ NOTÍCIAS ::
Copyright © 2017. Todos os direitos reservados.
É permitido a reprodução com autorização ou citação de fonte
linksoft