• Hospital Clinicor
  • Vamol
  • Roma

É comum, em Floriano, após o carnaval surgirem centenas de pessoas com viroses, como a gripe, por exemplo. O problema afeta, principalmente, as pessoas que se envolvem diretamente na festa e, em especial em grandes multidões.

marcus

Durante o período, de acordo com um levantamento de informações feito pelo Piauí Noticias, muitos foliões não procuraram as farmácias para adquirir remédios que combatam a doença, pois essa procura por remédios somente ocorreu da quarta-feira de cinzas em diante, após as festividades.

Um simples resfriado, além da gripe, é um outro problema que surge no período, pois as chuvas que ocorrem contribuem para isso devido a exposição dos carnavalescos aos climas frio e quente, com mudanças de temperatura repentina.

O Piauí Noticias procurou também o médico Marcus Vinícius, clínico geral da Clínicor, para externar sobre o assunto e citar sobre os cuidados que devem ser tomados, após o período.

Dr. Vinícius declina questões importantes que devem ser sempre tomadas em ocasiões como essa.

“Passamos pelo carnaval que é uma festa popular  que se reúne um grande número de pessoas e num período chuvoso, onde às vezes, estava quente e, em outro momento muito frio. E isso, com o acúmulo de água e com roupas úmidas o ambiente se torna propício para infecção das vias aéreas superiores e quem mais sofre com isso são as pessoas que já tem doenças crônicas, como sinusite, problemas pulmonares e aquelas que tem um históricos de serem alérgicas ou que estavam com um pouco já resfriadas. Juntando os efeitos do clima com as situações das pessoas a tendência é piorar,” explica o Dr. Marcus Vinicius.

As crianças e os idosos, ainda de acordo com ele, são as pessoas mais sensíveis a essas questões e, em todos os casos, expõe o profissional, se não houver um cuidado a situação  pode virar uma pneumonia.

Quanto aos cuidados após o período, ele disse, “as pessoas afetadas devem procurar um profissional na área médica e nunca se orientar com os vizinhos ou com os familiares, pois os remédios ideais devem ser ingeridos de forma que haja uma recuperação na saúde e não se torne um agravante em forma de complicações.

 

Da redação

IMAGEM: Piaui Noticias