• Hospital Clinicor
  • Vamol
  • Roma

celulasUm estudo realizado por pesquisadores da Universidade de Genebra, na Suíça, relatou que células pancreáticas produtoras dos hormônios glucagon (hormônio que aumenta o açúcar), quando modificadas geneticamente, seriam capazes de produzir insulina e diminuir os danos na saúde de pacientes diabéticos. O estudo foi publicado na última quarta-feira (13), no site da revista científica americana Nature.

De acordo com o estudo, os pesquisadores coletaram células alfa, produtoras do glucagon, e modificaram. Após uma semana de mudança, cerca de 40% dessas células estavam produzindo insulina, mostrando a capacidade de adaptação (plasticidade) das células pancreáticas.


Segundo os pesquisadores, no diabetes tipo 1, o sistema imunológico destrói as células beta, responsáveis pela produção de insulina. Já no tipo 2, essas células podem não produzir inulina suficiente, ou o corpo se torna resistente à ação do hormônio, elevando os níveis de açúcar no sangue.

Os pesquisadores implantaram, então, as células alfa modificadas em camundongos que teriam diabetes tipo 1, e perceberam que os níveis de açúcar se normalizaram, e continuaram a produzir insulina após seis meses de implante. Quando as células foram removidas, os níveis de açúcar voltaram a subir.


No estudo, os pesquisadores alegam que a descoberta poderia ajudar na criação de um novo tratamento que melhoraria a qualidade de vida de pessoas com diabetes. Entretanto, ressaltam que são necessários mais estudos, para que no tratamento para o diabetes tipo 1, as células produtoras de insulina modificadas em laboratório não sejam atacadas como as células originais.

 

R78

Foto: Freepik