• Hospital Clinicor
  • Vamol
  • Roma

comidahospA cena é comum: pacientes internados em hospitais deixando seus pratos quase intocados. Há muitos fatores que concorrem para essa situação, como o mal-estar do doente, ou a comida que não tem gosto, mas o que um amplo estudo realizado nos Estados Unidos mostrou é que se alimentar mal durante a internação traz riscos para a vida da pessoa. Se um adulto mais jovem já sente o impacto em sua recuperação, o que dizer dos idosos? A importância de uma boa nutrição no ambiente hospitalar é subestimada, de acordo com o levantamento publicado no “Journal of Parenteral and Enteral Nutrition”.

A robustez da pesquisa não deixa margem de dúvida: foram checadas informações relativas a dez mil pacientes de 245 hospitais norte-americanos. A maioria come no máximo metade do que está no prato e esse déficit nutricional coloca um em cada três adultos em situação de risco. Quem deixa o alimento intocado tem seis vezes mais chances de morte e, entre esses que se recusavam a comer, apenas 11% recebiam algum tipo de suplemento.


A nutricionista Gail Gewirtz, fundadora e presidente da Nutrition Day, organização sem fins lucrativos, afirma que o problema, apesar de largamente disseminado, parece “invisível” nos hospitais: “sintomas como perda não intencional de peso e diminuição de energia muitas vezes são atribuídos ao diagnóstico inicial do paciente, mas podem estar relacionados a uma nutrição deficiente”.

Justamente porque é comum que os pacientes não tenham apetite durante o período de internação, é fundamental criar um ambiente favorável que os motive. No caso de limitação de mobilidade – ainda mais frequente entre idosos – o ideal é que alguém esteja presente para preparar os utensílios e até alimentar a pessoa. Também é importante checar a possibilidade de um plano B, como alternativas nutricionais ou algum tipo de suplemento. O assunto não pode ser subdimensionado e deve ser discutido com o médico e a equipe de nutrição, porque embute riscos de agravamento do quadro e redução nas chances de recuperação.

 

G1

Foto: https://commons.wikimedia.org/wiki/Category:Hospital_food#/media/File:Plateau_repas_hopital.JPG