• Hospital Clinicor
  • Vamol
  • Roma

licopenoVocê conhece o licopeno? Ele é um antioxidante vermelho como os enfeites de Natal. Além de combinar com esta época do ano, ajuda a prevenir câncer e ainda faz bem para o coração. O cardiologista e consultor Roberto Kalil e a nutricionista Roberta Lara mostraram no Bem Estar desta terça-feira (11) os benefícios dos alimentos vermelhos para a saúde.

O tomate, por exemplo, possui bastante licopeno, mas para ter todos os benefícios é melhor consumir cru, assado ou no molho? Os molhos de tomate apresentam maior biodisponibilidade de licopeno por causa do aquecimento que rompe a parede celular e libera mais o oxidante.

E para matar a vontade de doce? A solução é geleia caseira, que pode ser feita de melancia, fruta rica em licopeno. Dá para misturar com iogurte, queijo ou colocar direto na torrada.

Polifenois, Licopeno e Carotenoides
Dentro dos polifenois temos dois importantes antioxidantes nas frutas natalinas, o resveratrol, que está presente nas uvas vermelha e roxa - quanto mais escura a casca, mais antioxidante - e a antocianina, presente na amora, ameixa e cereja.

Os carotenoides são substâncias responsáveis pela cor natural das frutas e vegetais (amarela, laranja e vermelha). Os mais comuns são o licopeno, luteína, betacaroteno, alfa-caroteno, alfa-criptoxantina e zeaxantina.

Nós não temos capacidade de produzir essas substâncias. Por isso, precisamos consumir. Sugere-se de 5 a 6 mg/dia de carotenoides total, equivalente a 4 a 6 porções de frutas e vegetais por dia.

O licopeno é o responsável pela pigmentação vermelha. Por ser uma substância lipossolúvel tem maior absorção quando consumido junto com gordura. Está presente em alimentos de cores avermelhadas como tomate, melancia e pitanga.
Licopeno e o coração
O licopeno, por ser um antioxidante, promove a redução do estresse oxidativo, combatendo os radicais-livres e o processo inflamatório. Só por isso, já melhora a qualidade do envelhecimento celular. Mas ele tem outras funções comprovadas que estão ligadas diretamente com o sistema cardiovascular.

Para acontecer um infarto, as artérias são obstruídas por placas de gordura formadas pela oxidação do colesterol LDL. O licopeno consegue evitar essa oxidação, ou seja, previne a formação das placas e também o infarto.

A redução da inflamação também melhora a qualidade dos vasos sanguíneos.

Vale ressaltar que esses benefícios só são possíveis quando a pessoa tem uma alimentação equilibrada e hábitos saudáveis.
Licopeno e o câncer de próstata
A relação do licopeno na prevenção do câncer de próstata foi feita após a revisão de mais de 650 artigos. A explicação é que a junção do licopeno à outras substâncias presentes no organismo o torna um agente quimiopreventivo, que previne a ação cancerígena. Além disso, autores observaram que o consumo diário de uma porção de tomates ou seus derivados eleva a resistência de determinadas células contra quebras de DNA, ou seja, ficam mais resistentes às mutações que poderiam levar ao câncer.

 

G1

Foto: Augusto Carlos/TV Globo