• Hospital Clinicor
  • Vamol
  • Roma

Nas redes sociais ele está na moda! Muita gente tem usado o espartilho, ou cinta, para afinar a cintura. Mas será que tem consequências? O Bem Estar desta quinta-feira (6) conversou com especialistas sobre o assunto.

A maquiadora Valéria Miranda foi seduzida pela moda. Ela encomendou um espartilho sob medida, por R$ 700. O modelo diminuiu a cintura dela em quase 10 centímetros, mas o sacrifício não valeu a pena. “Foi um pesadelo. Tive refluxo, falta de ar, muita dor nas costas”. Ela usou por quatro meses.

O ortopedista Rafael Fonseca explica o motivo de tanto desconforto. “Ele faz com que a cintura seja cada vez mais comprimida. As duas últimas costelas entram mais para dentro do corpo e fecham o espaço da silhueta corpórea. Com isso, o abdômen acaba se modificando, a estrutura óssea e a coluna ficam mais apertadas”.

A Valéria usava a peça por até oito horas seguidas e chegou a dormir com o espartilho. “Aquilo me sufocou, dava dor nas costas. Deu inflamação e tive que ir ao ortopedista”.

Quem tem escoliose pode sofrer mais, assim como quem tem hérnia de disco. “O S formado pela coluna vai piorar com o espartilho. Quem tem hérnia, o disco será constantemente comprimido e isso vai piorar”.


Espartilho, cinta, modelador de cintura, tight lacing...
Em inglês, o nome é ‘tight lacing’. É uma espécie de espartilho ajustável que promete afinar a cintura. Em alguns casos afina mesmo, mas às custas de muitos prejuízos para a saúde. De acordo com os médicos, há risco de compressão vascular e, como consequência, varizes internas e nas pernas, além de dor na coluna, deformidade de vértebra, mudança dos órgãos do lugar, esofagite, refluxo e enfraquecimento muscular.

Antes de usar, é importante passar por uma avaliação com um especialista antes para saber se não existe nenhuma doença de base, como hérnia de disco, úlcera, problema vascular ou refluxo.

Alguns alertas:

Enfraquece a musculatura
Dificulta a respiração
Faz mal para a circulação sanguínea
Comprime órgãos internos
Não pode ser usado na academia

 

G1