• Hospital Clinicor
  • Vamol
  • Roma

tromboseO que é trombose? O angiologista Julio Peclat, da Sociedade Brasileira de Angiologia e de Cirurgia Vascular (SBACV) explica que se trata da formação de um coágulo dentro de uma veia normalmente dos membros inferiores. Pode ser trombose de veias abaixo do joelho, que, de uma maneira geral, é menos complexa e grave, ou trombose acima do joelho, que é mais grave e apresenta risco maior de embolia pulmonar.


Qual a principal causa? Existem três principais causas da trombose: lesão de um vaso, estagnação do fluxo de sangue e hipercoagulabilidade, estado hereditário ou adquirido que aumenta o risco de formação excessiva de coágulos sanguíneos, segundo o angiologista Breno Caiafa, presidente da Sociedade Brasileira de Angiologia e de Cirurgia Vascular do Rio de Janeiro (SBACV-RJ). Ele afirma que é mais frequente em homens acima de 40 anos, com histórico pessoal ou familiar de trombose e acima do peso ideal. A razão é o envelhecimento do organismo.


Quais são os sintomas? Pode matar? Os sintomas mais comuns são dor, inchaço, vermelhidão e sensação de peso. A maioria das tromboses ocorre nas pernas, mas pode se formar em qualquer parte do corpo. Quando o coágulo se desprende do vaso e circula até o pulmão, provoca a embolia pulmonar, que pode ser fatal. O tamanho do coágulo e a capacidade de o organismo resistir determinam se vai ser fatal.


Por que é comum ocorrer após viagem de avião? Existem alguns fatores que favorecem a formação de trombose em viagens prolongadas, acima de seis horas: posição imóvel sentada por longos períodos, desidratação pelo ar ambiente e consumo de bebidas alcoólicas, café e chá, além da baixa pressão de oxigênio na cabine
Foto: Pixabay
Os hormônios femininos interferem na trombose? O estrogênio é o hormônio mais associado à trombose, seja ele presente na pílula anticoncepcional ou na terapia de reposição hormonal.


Quem tem trombose tem mais chance de ter infarto ou AVC? Sim, essas doenças podem estar relacionadas porque têm na hipercoagulabilidade um fator em comum. A orientação é procurar um angiologista ou cirurgião vascular para que ele avalie quais são os riscos de apresentar o problema. Os principais motivos que geralmente levam à consulta são histórico pessoal ou familiar da doença, quando a pessoa irá se expor a um fator de risco, como grande cirurgia, ou uso de hormônios.


Como prevenir? Existem algumas medicações anticoagulantes que podem ajudar na prevenção, além do uso de meias elásticas. Uma vida saudável e ativa, com exercícios físicos, também ajuda.

 

R7

Pixabay