• Hospital Clinicor
  • Vamol
  • Roma

Dados do Ministério da Saúde divulgados nesta terça (27) mostram uma redução de 16% dos casos e óbitos por AIDS no país nos últimos quatro anos. Segundo o Ministério, fatores como a garantia do tratamento para todos, a melhora do diagnóstico, a ampliação do acesso à testagem e a redução do tempo entre o diagnóstico e o início do tratamento contribuíram para a queda.

Nos últimos 38 anos foram diagnosticados em todo o Brasil 926.742 casos de AIDS, 40 mil novos casos por ano. O relatório mostrou ainda que, em 2012 a taxa de detecção da doença era de 21,7 casos para cada 100 mil habitantes. Mas, em 2017 houve uma redução, e esse índice passou para 18,3 casos. Neste mesmo período também diminuiu o registro de mortalidade por AIDS que passou de 5,7 óbitos para cada 100 habitantes para 4,8 óbitos.

A transmissão do vírus da mãe para o bebê também diminuiu, 43% entre os anos de 2007 e 2017. E passou de 3,5 casos para cada 100 mil habitantes, para 2 casos. O índice de contaminação ainda é mais alta no sexo masculino, 70% dos casos são registrados entre homens com idade entre 15 e 39 anos.

 

aids

 

FLORIANO - PIAUÍ

Em um breve levantamento sobre a situação dos municípios atendidos pelo CTA – Centro de Testagem e Aconselhamento em AIDS /DST´s de Floriano, o centro realizou em 2017, 3.581 testes, 41 resultaram em positivo. Com relação a 2018, até agora foram feitos 2.556 testes, 33 com resultado positivo. Os dados envolvem pessoas de outros 33 municípios do Piauí e Maranhão que também são atendidas no CTA de Floriano.

Além dos testes, o Centro de Testagem também oferece tratamento de forma gratuita aos pacientes detectados com o vírus HIV. Atualmente, cerca de 230 pessoas estão em tratamento no CTA de Floriano. A medicação é entregue à pessoa soro positiva logo após o diagnóstico.

A novidade é a oferta do PEP (Profilaxia Pós-Exposição de Risco). A PEP é uma medida de prevenção de urgência à infecção pelo HIV, hepatites virais e outras infecções sexualmente transmissíveis (IST), que consiste no uso de medicamentos para reduzir o risco de adquirir essas infecções. Deve ser utilizada após qualquer situação em que exista risco de contágio, tais como: Violência sexual; Relação sexual desprotegida (sem o uso de camisinha ou com rompimento da camisinha); Acidente ocupacional (com instrumentos perfurocortantes ou contato direto com material biológico).

A PEP é uma tecnologia inserida no conjunto de estratégias da Prevenção Combinada, cujo principal objetivo é ampliar as formas de intervenção para atender às necessidades e possibilidades de cada pessoa e evitar novas infecções pelo HIV, hepatites virais e outras IST. As pessoas que precisa passar por esse tratamento toma medicamentos por 28 dias seguidos.

No dia 1º de Dezembro é celebrado o Dia Mundial de Luta Contra AIDS, e o CTA de Floriano irá realizar testes rápidos no Mercado Central de Floriano, os testes serão gratuitos e a equipe de profissionais do CTA estará fazendo orientações e conversando com a população sobre a importância da prevenção.

 

Com informações da Tv Alvorada e do Ministério da Saúde