• Hospital Clinicor
  • Vamol
  • Roma

O Vereador Antônio José (PDT), que faz parte da bancada de oposição na Câmara de Floriano, protocolou na semana passada um projeto que pode trazer uma importante modificação nos concursos públicos da esfera municipal.

Segundo o projeto, os Poderes Executivo e Legislativo de Floriano ficam obrigados a incluir em concursos públicos da alçada municipal a quantidade mínima de 10% das questões referentes a conhecimentos concernentes do Município de Floriano.

antonio

Segundo o vereador, esta está sendo uma tendência nos concursos e testes seletivos que têm acontecido em todo o Brasil pois faz com que os futuros servidores tenham conhecimento sobre os aspectos histórico, geográfico, cultural, social, político e econômico das cidades onde eles prestarão serviço caso sejam aprovados.

Na justificativa do projeto, o concurso público é obrigatoriamente universal, permitindo que qualquer pessoa dele participe e, sendo tão amplo e universal, o ingresso através do concurso público na maioria das vezes atrai pessoas que nunca sequer ouviram ou estudaram sobre qualquer dado a respeito da localidade sede do certame.

Para o vereador, o Município de Floriano, às vésperas de completar o seu 121 anos de emancipação política, conta com um vasto acervo histórico, literário e cultural e, sendo um dos principais centros populacionais do Piaui e do Nordeste, também tem a sua relevante importância econômica, social e política.

O  conhecimento sobre esses dados, incluindo-se também o aspecto geográfico do município florianense, deve sim ser critério na seleção de ocupantes em cargos públicos, posto que diferenciará flagrantemente o concursando que entender mais sobre a realidade e o cotidiano da sociedade local.

O projeto deve seguir a tramitação normal e poderá ser lido em plenário nas próximas sessões.

 

Da redação