• Hospital Clinicor
  • Vamol
  • Roma
É fato: o estresse atrapalha o dia a dia e, de quebra, ainda pode causar transtornos como diabetes, hipertensão, depressão, ansiedade, entre outros. De acordo com a Organização Mundial da Saúde, o estresse afeta cerca de 90% das pessoas no mundo. A taxa, altíssima, mostra que se trata, na verdade, de uma epidemia mundial. A nutricionista mineira Maiana Pelizotto Soares diz já ter atendido a pacientes com casos de doenças cardíacas e gastrointestinais causadas pelo estresse. “As pessoas que sofrem com o estresse também ficam mais suscetíveis a outras doenças, como reumatismo e herpes”, explica.


A boa notícia é que você pode controlar esses sintomas com uma alimentação balanceada que privilegie determinados nutrientes. A nutricionista indica alimentos ricos em vitamina B, pois ajudam a manter os níveis de adrenalina e cortisol, os hormônios do estresse. “A banana é rica nessa vitamina, que além de regular os hormônios, ainda estabiliza a pressão arterial”. Você encontra vitamina B em alimentos como a lentilha, batata, pimenta, peru e atum.


De acordo com Maiana, outra substância primordial para quem quer fugir dos efeitos do estresse são os flavonóides, que têm um ótimo efeito relaxante, e a fenetilamina. “O chocolate amargo é rico nas duas substâncias, além de ser conhecido por reduzir o cortisol no sangue”, afirma.


As amêndoas também entram para a lista da nutricionista como um dos alimentos que combatem o estresse. “Além da vitamina E, elas contêm magnésio e zinco, minerais importantes para a manutenção do humor”, diz ela. Porém, conforme explica Maiana, não se deve abusar das amêndoas. “Em excesso, podem causar doenças cardiovasculares”.


Outro alimento importante é o salmão, peixe rico em ômega-3, que, conforme explica a nutricionista, é um tipo de gordura que também ajuda a manter os níveis dos hormônios do estresse. “O ômega-3 ajuda ainda a aumentar o níveis de serotonina, hormônio que nos faz sentir mais felizes”.


Terra