• Hospital Clinicor
  • Vamol
  • Roma
Menstruação irregular, excesso de pelos e acne na vida adulta: esses são os principais sintomas da Síndrome do Ovário Policístico (SOP), que afeta milhares de mulheres no mundo. De acordo com a revista australiana Body + Soul, o quadro é considerado uma doença hormonal e inclui outros sintomas, como excesso de peso e queda de cabelo (por conta, entre outros fatores, do excesso de oleosidade no couro cabeludo). Algumas mulheres sofrem com todos os sintomas; outras, com apenas um dois, explica a reportagem da publicação.


Embora relativamente comum, a síndrome também é conhecida por causar infertilidade em mulheres. Também está relacionada com outros problemas de saúde, como resistência à insulina, um dos sintomas dos estágios iniciais da diabetes tipo 2; e até ao aumento dos triglicérides ou gorduras no sangue, o que indica problemas cardíacos.

 
Ainda de acordo com a reportagem, alguns fatores de risco incluem ter alguém na família com a síndrome, uma dieta pobre em nutrientes, puberdade precoce, histórico de consumo de esteróides, fumo, obesidade na área abdominal e um histórico familiar de diabetes.

 
Para ajudar a combater a síndrome, melhorar a alimentação pode ajudar bastante. Evitar o consumo de açúcar e aumentar a ingestão de vegetais, bem como controlar a quantidade de massas do cardápio são dicas que a publicação dá. Também pode-se ingerir suplementos alimentares com cromo e magnésio, que ajudam a equilibrar os níveis de açúcar no sangue.


Fonte: Terra