• Hospital Clinicor
  • Vamol
  • Roma
frutasO envelhecimento é inevitável ao ser humano, mas ele pode ser retardado com uma dieta rica em frutas, verduras e carnes magras.

O segredo, garante a Associação Brasileira de Nutrologia, é saber combinar esses alimentos para manter a pele e os cabelos jovens por anos.

O fumo, o sol em excesso e o estresse aceleram o envelhecimento, especialmente o da pele. A falta de determinados nutrientes também pode provocar manchas, rugas e perda de elasticidade no tecido.

Os nutricionistas recomendam então a ingestão de alimentos que vão ajudar a formar o colágeno, antioxidantes e líquidos.


A recomendação é que se ingira diariamente três porções de frutas, legumes e verduras. Somada a uma alimentação equilibrada, está também a hidratação do organismo.

 
Uma mulher que pese 50kg deve tomar 2 litros de líquidos por dia. Já um homem de 70kg, 2,8 litros. A dica é comer frutas suculentas e ricas em água como melancia, melão e pêra.

 
No caso de peles secas e ásperas recomenda-se incluir no prato óleo de semente de abóbora e óleo de macadâmia, ricos nos ácidos linoléico, oléico, palmítico, esteárico e em vitamina E. Eles têm ação antioxidante e anti-inflamatória e têm capacidade de reter água, deixando a pele mais macia e hidratada.


Fonte: Agência Estado