• Hospital Clinicor
  • Vamol
  • Roma

Noite desta segunda, 16/04, a plenária livre da Câmara Municipal de Floriano foi ocupada pelos representantes da Associação Brincantes do Folclore Nordestino que apresentaram ao poder legislativo, as ações realizadas pela entidade, bem como, apresentaram o projeto para a 10ª edição do Festival Nordestino de Cultura Junina Nacional.

A solenidade foi acompanhada pela Secretária de Cultura de Floriano, Elineuza Ramos, quadrilheiros e agentes culturais de Floriano, além dos membros da Associação Brincantes.

Na oportunidade, o ex-presidente da Associação Brincantes e produtor do evento junino, Leonardo Carlos fez uma explanação sobre a importância das manifestações culturais para a história de Floriano e do estado do Piauí. E como o poder legislativo pode contribui para o resgate e preservação do patrimônio imaterial da cidade.

“Em verdade esse intuito da participação da Associação além de mostrar o trabalho dos brincantes é também, para pedir aos vereadores que tenha sensibilidade as questões culturais do município,” disse Leonardo Carlos.

Nos seus pronunciamentos, o produtor ressaltou a importância dos eventos culturais para comunidade, “...os nobres vereadores deviam acrescentar o tema cultura em suas pautas, criar projetos que beneficiem os movimentos culturais e que possibilite aos jovens atividades saudáveis. Uma cidade sem cultura não anda, por isso as altas taxas de criminalidade envolvendo jovens,” completou.

Um vídeo sobre o Festival Nordestino de Cultura Junina Nacional foi exibido durante a plenária. O produtor falou da importância do evento para economia local e resgate das tradições populares que também compõe a programação do evento.

O vereador Dessim parabenizou a Associação Brincantes pelas relevantes contribuições a cultura Florianense, “quero parabenizar aos Brincantes, e toda essa equipe aguerrida pela valorização da cultura nordestina, piauiense e Florianense que nos trouxe de forma técnica e clara, todo o projeto do festival nordestino, o que já foi feito, como será esse ano, e nos pede sensibilidade cultural, e nós vamos nos agarrar a essa fala e vamos procurar colaborar de uma maneira possível com projetos culturais para nossa cidade,” disse o vereador.

Os grupos juninos que desejam participar do Festival Junino Nacional em Floriano devem acessar o site www.fncjuninanacional.com.br e preencher a ficha de inscrição, o regulamento também está disponível na página.

O 10º Festival Nordestino de Cultura Junina Nacional será realizado de 12 a 15 Julho, em Floriano, na praça de eventos da Avenida Beira Rio.

Fonte: ASCOM Brincantes