• Hospital Clinicor
  • Vamol
  • Roma

A denúncia é do vereador Antonio José. Nós últimos sete anos, em Floriano-PI, aproximadamente  quinze unidades de ensino de ordem pública, tanto na zona rural quanto na área urbana, foram fechadas por algum motivo. Os gestores, tanto do estado como municipal,  não tem muito o que falar quando são indagados sobre o assunto.  São milhões de reais em prédios públicos, carteiras de estudantes e outros materiais que serviriam para o aprendizado de centenas de alunos, mas o que se ver é uma situação oposta, de muito desprezo e desperdício.

hermes

As escolas fechadas por falta de ação dos governantes se tornaram pontos de drogas, servem como depósitos, forno para artesãos, mas não estão servindo para a educação de crianças e adultos, que seria o foco. Dizem que, quando se fecha uma escola se abrem várias portas nos presidios e nas delegacias.

O fato é, que a situação em Floriano é preocupante e o vereador Antonio José Barbosa, de oposição, esteve numa unidade de ensino na zona rural da cidade onde o mato está tomando de conta, pois a mesma está fechada. 

hermes2

O mato tomando de conta das instalações atrapalham, de acordo com o vereador, a visão do nome da Escola Hermes Pacheco que fica na comunidade Porteiras, sentido a comunidade Vereda Grande. Para o parlamentar, cada escola fechada representa gerações perdidas no futuro.

Antônio José afirma que a unidade foi fechada ainda no passado para reforma, mas que até então, não foi iniciada nenhuma ação de reforma da por parte da gestão municipal. Diz ainda que, por meio de uma proposição, foi solicitada uma explicação do poder público, mas que até o momento não obteve resposta da pasta da Educação, à frente o professor Joab Curvina.

Com a Escola Hermes Pacheco fechada, ainda de acordo com o parlamentar municipal, muitas crianças da referida localidade e de comunidades vizinhas estão fora da salas de aulas.

OUTRO LADO

Até a publicação da matéria não houve uma resposta da gestão municipal. 

Da redação

IMAGENS: ASCOM Vereador