• Hospital Clinicor
  • Vamol
  • Roma

eleiçõesOs eleitores que não votaram no dia 07 de outubro, primeiro turno das Eleições 2018, têm até esta quinta-feira (6) para regularizar sua situação eleitoral. Quem perder o prazo de justificativo será punido com o pagamento de multa e até a regularização da situação fica o eleitor impedido de tomar posse em cargo público, fazer matrículas em instituições de ensino superior e, no caso de servidor público, receber o salário e acumulando três ausências às urnas é procedido o cancelamento do título de eleitor.

O eleitor tem o prazo de até 60 dias após a data de votação em cada turno, para justificar o fato de não ter votado, no caso do 1º turno, o prazo acaba no dia 06 de outubro. A data está prevista no Calendário Eleitoral (Resolução TSE nº 23.555/2017).

O eleitor pode justificar a ausência às urnas de duas maneiras: A primeira é mediante o preenchimento de formulário a ser obtido gratuitamente nos cartórios eleitorais, nos postos de atendimento ao eleitor, no portal de internet do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e nas páginas dos Tribunais Regionais Eleitorais (TREs). A justificativa também pode ser feita pela internet, por meio do Sistema Justifica, disponível nas páginas do TSE ou dos TREs. Para acesso ao sistema clique aqui.

No Piauí, um total de 372.423 eleitores deixaram de votar no 1º turno das Eleições 2018, deste total, 127.450 eleitores já justificaram até esta data. No 2º turno, 423.451 eleitores não votaram, 152.718 justificativas já foram apresentadas à Justiça Eleitoral Piauiense, o prazo para justificativa do 2º turno se esgota em 27 de dezembro.

 

TRE PI