• Hospital Clinicor
  • Vamol
  • Roma

Foram realizadas pelo  Instituto Data AZ pesquisas em  várias cidades do Piauí, de modo pontual, para indicar a tendência do eleitorado. A primeira dessas sondagens foi em Parnaíba e indica que se a eleição fosse hoje o governador Wellington Dias (PT), candidato à reeleição, teria 39,40% dos votos, em pesquisa estimulada.

Na espontânea, ele manteria a liderança, mas com um percentual bem mais modesto das intenções de voto: 12%.

dias

O segundo colocado em Parnaíba é o deputado estadual Dr. Pessoa (Podemos), com 11,40%, a uma boa distância do tucano Luciano Nunes, terceiro colocado, que tem 4,20% na sondagem estimulada – praticamente o mesmo percentual de Elmano Ferrer, com 4%. Valter Alencar, do PSC, aparece em quinto, com 1,8%. Os demais candidatos não chegaram a um ponto percentual.

Brancos, nulos e eleitores indecisos somam na sondagem estimulada quase o mesmo percentual das intenções de votos dadas ao governador: 39%.

Se o percentual de indecisos na pesquisa estimulada é elevado, ela mais que dobra na sondagem espontânea, onde a soma de indecisos, nulos e brancos atingem a surpreendente marca de 85 pontos percentuais.

Na sondagem espontânea, a vantagem de Wellington Dias sobre seus adversários é, individualmente, mais de 12 vezes maior. Ele tem 12% das intenções de voto, enquanto os demais não chegam a um ponto percentual. Pessoa aparece com 0,80%, Luciano Nunes tem 0,40%, mesmo percentual de Elmano e do ex-governador Zé Filho, que embora seja candidato a deputado estadual pelo PSDB foi citado na pesquisa.

Apesar da indecisão como uma regra, o cenário eleitoral é favorável ao governador. Numa simulação de segundo turno, Wellington Dias vence Dr. Pessoa (43,20% a 22,20%) e Luciano Nunes (47,60% a 14,60%).

Caso o segundo turno se desse entre Dr. Pessoa e Luciano Nunes, o candidato do Solidariedade venceria com 32,40% dos votos contra 13% do tucano, com uma surpreendente quantidade de não votos: nulos, brancos e eleitores indecisos, neste hipotético segundo turno, somariam 54,60%.

Wellington Dias segue como o mais rejeitado

Embora seja o mais rejeitado entre os candidatos a governador, Wellington Dias não precisa ter razões para se preocupar com esse problema: somente 11% dos entrevistados dizem não votar no petista de jeito nenhum.

A rejeição do governador, no entanto, é pelo menos oito vezes maior que dos adversários: Um percentual de 1,6% dizem não votar de jeito nenhum em Dr. Pessoa, enquanto 1,40% rejeita Elmano Férrer e 1,2% Luciano Nunes.

Os demais candidatos não somam mais que um ponto percentual de rejeição, praticamente os mesmo percentuais de intenção de voto em sondagem estimulada.

No quesito rejeição, a regra é a de não rejeitar a maioria dos candidatos: 81% não rejeitam os postulantes.

DATA AZ: Lula tem a preferência de seis entre dez parnaibanos

O ex-presidente Lula, cuja candidatura foi posta, mas sem garantia de que poderá concorrer ao Planalto, tem a preferência de seis em dez eleitores parnaibanos, segundo a pesquisa do Instituto Data AZ. Lula tem 59,80% das intenções de voto, enquanto o segundo colocado, Jair Bolsonaro (PSL) aparece com 13,80%.

O terceiro colocado na cidade de Parnaíba é o candidato do PDT, Ciro Gomes, com 5,60%, seguido por Marina Silva (Rede), com 3,40%. O tucano Geraldo Alckmin tem 1,40% e Álvaro Dias (Podemos), um ponto percentual.

Eleitores indecisos, nulos e brancos somam 13,20%.

DATA AZ: Eleitor indeciso para o Senado soma mais de 64% entre os parnaibanos

A sondagem do Instituto Data AZ para senador em Parnaíba, feita somente de modo estimulado, mostra desinteresse do eleitor em relação à escolha de senador: 64,1% dos eleitores estão indecisos ou dispostos a anular ou votar em branco para um cargo em que se votará duas vezes.

Lideram empatados a disputa pelo Senado entre os eleitores de Parnaíba os candidatos Wilson Martins (PSB), com 9,80%, e Frank Aguiar (PRB), com 9,70%, seguidos por Robert Rios (DEM), com 5,80%, e Ciro Nogueira (Progressistas), com 5,70% – igualmente empatados.

O candidato Marcelo Castro (MDB), que faz dobradinha na chapa governista com Ciro Nogueira, é o quinto melhor posicionado na pesquisa, com 2,30%.

Todos os demais candidatos a senador não atingem sequer um ponto percentual.

Na sondagem para medir a rejeição aos candidatos a senador, aparece uma indisposição do eleitor em declarar em qual candidato não votariam de jeito nenhum. A soma dessa indecisão sobre quem rejeitar na corrida pelo Senado soma 88,80%.

Os três mais rejeitados na pesquisa em Parnaíba, são o senador Ciro Nogueira (3%), Frank Aguiar (2,80%), e Wilson Martins (2,20%). Robert Rios tem rejeição de somente um ponto percentual e Marcelo Castro soma 0,80% de eleitores que dizem não votar nele de jeito nenhum.

DATA AZ: Mais de 80% dos parnaibanos não sabem em quem votar para deputado Estadual e federal

Os eleitores de Parnaíba confirmam uma tendência de outras pesquisas já realizadas anteriormente com gigantesco desinteresse em relação à eleição para deputado federal e deputado estadual.

Somam 93,60% os eleitores de Parnaíba que não sabem ou pretendem votar em branco ou anular votos para deputado federal. Para a Assembleia Legislativa essa indecisão é um pouco menor, ficando em 90%.

Somente três nomes somam mais que um ponto percentual nas intenções de voto para deputado estadual entre os eleitores de Parnaíba. Deusimar Tererê, político parnaibano que já foi deputado estadual, é o mais lembrado, com 2,20% das intenções de voto, seguido pelo ex-governador Zé Filho, com 1,60% e Dr. Hélio, com 1,20%.

Entre os candidatos a deputado federal, somente Silas Freire tem mais que um ponto percentual (1,20%), seguido por Fábio Abreu (0,80%), Juliana Moraes (0,80%), Rejane Dias (0,60%) e Rodney (0,60%).

DATA AZ: Eleitor aprova Mão Santa, mas ainda não diz se vota no candidato dele

O Data AZ pediu que o eleitor parnaibano dissesse se aprova ou não a gestão do prefeito Mão Santa: 52% aprovam, mas somente 33,80% dizem votar num candidato apoiado por ele.

Os que reprovam o governo de Mão Santa somam 29,40% e 10,60% são indiferentes à gestão, enquanto 8% não opinam.

Os eleitores que não votariam em um nome apoiado por Mão Santa somam 36% e 17,80% dizem que podem votar, mas impondo uma dependência para isso. Há 12,40% que dizem não ter opinião sobre se votam ou não em candidato apoiado pelo prefeito de Parnaíba.

Na avaliação por conceito, Mão Santa soma 39% de ótimo e bom, contra 30,60% de regular e 25,60% de ruim e péssimo, enquanto 4,80% de eleitores que não sabem ou não opinam.

Com informações Portal AZ