Foi na noite  dessa sexta-feira (17), a solenidade de abertura da 68ª Conferência Distrital do Rotary 4490. O evento foi realizado no Hotel Rio Parnaíba e reuniu cerca de 700 pessoas e marca o início dos trabalhos desta edição.

O Distrito que é composto pelo Piauí, Ceará e Maranhão é govermado pelo líder rotário Mauricio Bezerra e a Conferência deve continuar até a tarde do domingo (19).

rotaryo

O lema: Venha se Inspirar.

Na oportunidade, Joel Rodrigues, prefeito de Floriano,  recebeu o prêmio Paul Harris Fellow e afirmou a satisfação de ver o evento sendo realizado na Princesa do Sul, agradecendo a instituição pela colaboração com a cidade.

Participaram da solenidade, a deputada federal Margareth Coelho, o deputado estadual Francisco Costa, além do vice-prefeito Antônio Reis, secretários municipais, vereadores e lideranças diversas.

O primeiro dia da conferência contou com pronunciamentos, premiações, show de humor com João Cláudio Moreno, apresentações musicais com Dj Momo e o cantor Anderson, além de apresentações culturais.

rotary1

Durante o evento, o governador do Rotary 4490 e também vereador de Floriano, Maurício Bezerra, recepcionou os participantes e reiterou o compromisso do Rotary com as causas sociais.

A instituição se destaca em Floriano, pelas ações que realiza, contribuindo para levar água as comunidades que mais necessitam, além de várias relevantes atividades.

Outro momento marcante foi a entrega do título de cidadão florianense, concedido pelo poder Legislativo ao ex-governador distrital Júlio Lossio, membro do Rotary Club de Fortaleza Dunas, pelos relevantes trabalhos em prol da comunidade florianense.

O jantar encerrou o primeiro dia de atividades da conferência.

Os rotarianos continuam a programação neste sábado (18), para trabalhar e discutir os diversos aspectos do evento.

 rotary

Com informações do site da PMF

O município de Barão de Grajaú/MA  recebeu no dia 17 de Maio de 2019, numa solenidade em São Luís -MA, o Plano Municipal de Saneamento Básico (PMSB). 

keyla

O órgão Eecutivo maranhense estava sendo representado pela secretária municipal de Meio Ambiente, Keyla Nogueira, que recebeu na solenidade realizada na Assembleia Legislativa o Plano Municipal de Saneamento Básico (PMSB) do município.

Na ocasião estavam presentes nove municípios que conseguiram finalizar a elaboração do PMSB.

Estavam tanbem presentes a Andréia Morais e Rinaldo Góes que fazem parte de comitês no município e que muito contribuíram para conclusão do Plano.

Durante a solenidade a secretária Keila Nogueira fez agradecimentos.

keyla0

keylaa

Qual a importância desse plano?

O Plano municipal deve garantir a promoção da segurança hídrica, prevenção de doenças, preservação do meio ambiente, desenvolvimento econômico do município, ocupação adequada do solo,  a prevenção de acidentes ambientais e eventos como enchentes, falta de água e poluição.

Foram realizadas audiências e reuniões no município com a participação da população, pois é um fator essencial no processo de elaboração do Plano Municipal de Saneamento Básico.

Essas reuniões foram realizadas no intuito de promover uma ampla divulgação das propostas e dos estudos que o fundamentam. Ainda que hoje tenhamos uma lei (11.445/2007) que rege o saneamento básico, é o direito e dever de cada cidadão se atentar a boas práticas e formas de garantir o avanço do desenvolvimento de uma vida saudável e que abranja a população como um todo. Todos precisam se envolver para que a cidade tenha um ótimo desempenho na execução do plano.

Com informações da ASCOM

A Prefeitura de Floriano recebeu na terça-feira, (14) um grupo de vendedores ambulantes do município que vieram reforçar a solicitação de construção do camelódromo Centro Comercial São Pedro. Outras reuniões já foram realizadas para discutir sobre uma estrutura própria para os camelôs. 

Com a revitalização da rua São Pedro e da praça Coronel Borges no Centro da cidade, a comissão dos camelôs que atuavam nas avenida João Luiz Ferreira, Getúlio Vargas e rua Fernando Marques, foram notificados pelo município para deixarem as vias públicas, ocupadas de forma irregular, como regem as leis municipais. 

prefere

A prefeitura apresentou várias alternativas para a mudança de caráter temporário, até a construção de um camelódromo que os comportassem, com recursos do projeto de alienação de bens que comportava 8 obras, dentre elas a construção de dois novos Espaços para os Camelôs, que seriam o Centro Comercial “Assad Kalume” e o Centro Comercial “São Pedro”. Mas o projeto não foi aceito pelos vereadores. Em junho de 2018, a Prefeitura disponibilizou, para os ambulantes, um local estruturado temporário, localizado na Avenida Getúlio Vargas, com 451 metros quadrados e capacidade para 53 barracas. 

Paralelo a isso, vem sendo preparado o camelódromo definitivo que atenderá um número maior de vendedores ambulantes da cidade. O prefeito Joel Rodrigues disse que há o projeto para a construção de um camelódromo, que após aprovação, deverá ser entregue até dezembro. “Infelizmente com a não aprovação do projeto de alienação de bens, nós estamos aqui com uma outra alternativa para que esta reivindicação seja atendida. Uma ação importante de valorização e geração de renda desta classe de trabalhadores”, afirmou Joel.

 

 Site pmf

Na próxima segunda-feira, dia 20, a Assembleia Legislativa realiza audiência pública na Comissão de Defesa do Consumidor, do Meio Ambiente e Acompanhamento dos Fenômenos da Natureza, para debater a tragédia ocorrida no Parque Rodoviário, em Teresina, no último dia 05 de abril desse ano. O autor do requerimento é o deputado Henrique Pires (MDB), presidente da comissão.

henriquepir

Um total de 108 famílias foram atingidas na ocasião. Cerca de 29 pessoas ficaram na casa de parentes. Outros ficaram desabrigados.

Foram convidados a participar representantes da Secretaria do Meio Ambiente do Estado, da Defesa Civil do Estado do Piauí e do Município de Teresina, do Corpo de Bombeiros, Secretaria de Segurança Pública do Estado, da OAB- PI, da 49ª Promotoria de Justiça do Estado do Piauí, Câmara de Vereadores de Teresina e Secretaria Municipal de Cidadania.

Também deverão participar dos debates representantes da Assistência Social e Políticas Integradas, a Associação de Moradores do Parque Rodoviário, da Oi da Fundação Nossa Senhora da Paz.

A Audiência Pública havia sido marcada para o último dia 06 de maio e, depois, foi remarcada.

ASCOM

Subcategorias