• Hospital Clinicor
  • Vamol
  • Roma
Uma falsa barreira policial montada na BR 316 a 5km de Elesbão Veloso, resultou no roubo de uma moto Honda, modelo Fan 125 de cor roxa, na tarde da última quinta-feira, 08. Segundo o delegado da cidade, Odilo Sena, dois homens teriam se passado por delegado e agente da Polícia Civil, e feito a "apreensão" da moto.


O delegado conta como funcionava a ação dos criminosos: "Eles fizeram uma barreira no meio da BR, estacionaram o carro ao lado e pararam a moto que ia no sentido de Teresina. Pediram os documentos, fingiram uma ligação e informaram que o veículo estava irregular e era necessário que ficasse apreendido".

 

O homem identificado como Antônio Luis Agostinho, vinha da comunidade de Santa Luzia na zona rural de Elesbão Veloso quando foi abordado pelos falsos policiais. Para o delegado a ação foi surpreendente.

"Eles chegaram a ir até a casa do Antônio, pilotando a moto e os outros no carro para levar todos os documentos do veículo. Além disso, eles deram R$ 5 para os rapazes voltarem para casa.", disse o delegado. Antônio informou ao delegado que os dois estavam de terno e teriam apresentado inclusive o distintivo da Polícia.

 

Com as informações colhidas pela Polícia, o instituto de criminalística em Teresina, confeccionou o retrato falado dos dois acusados pelo roubo da moto. O delegado informou que o mais magro e moreno foi o que se passou por delegado, já o mais gordo e de pele mais clara seria seu "agente".

 

"Isso foi um caso de tamanha ingenuidade, eu quase chorei quando soube da história. O garoto passou seis anos trabalhando com cana pra comprar a moto.", comentou o delegado.

 

O roubo através de falsas barreiras policiais não é mais uma novidade na região. Segundo Odilo Sena, outras duas barreiras falsas já foram denunciadas nos municípios de Barro Duro, a 93 km de Teresina, e Tanque do Piauí a 211 km, apenas esta semana.

 

Como identificar uma falsa barreira

De acordo com Odilo Sena, delegado de Elesbão Veloso, barreiras policiais ostensivas, como no caso acima citado, não são realizadas sem o uso de coletes ou identificação especial pelos oficiais. O oficial acrescenta que é necessário a apresentação tanto do distintivo, quanto da carteira funcional do policial.

 

Além disso, a polícia só efetua o transporte de veículos em caso de crime de trânsito como por exemplo, não portar a CNH no momento da abordagem. Nesses casos além da multa o dono do veículo paga o translado feito em reboque.

 



Cidade Verde