• Hospital Clinicor
  • Vamol
  • Roma
As novas mídias não referem-se mais somente aos meios de comunicação. Agora são os meios de comunicação e as ferramentas que estes meios usam, com auxílio da internet, para desenvolver interatividade em tempo real de qualquer continente do planeta terra. redesociais
São as redes sociais  (email, orkut, twitter, blog, sonico,  flickr, youtube,  facebook e outros) que a cada dia conquistam mais participantes com interesses diversos, voltados para relacionamentos afetivos, troca de conhecimentos profissionais, transações comerciais, intercambio cultural e reencontro de contemporâneos. É com essa inovação tecnológica que a vida ganhou nova dimensão. Agora estamos conectados numa rede de múltiplos caminhos e desdobramentos.

Um aspecto positivo das redes sociais é a fusão com os meios de comunicação jornalísticos. O mecanismo de possibilitar, por meio da rede social compartilhada, comentários sobre as matérias gera um dialogo acerca do assunto publicado.


Isso é bom por que em alguns casos o leitor pode contestar o que é colocado como “suprema verdade” e trazer a tona aspectos desprezados pela reportagem em evidencia. Com este canal de manifestação, o leitor/internauta ganha a possibilidade de, também, realizar seus desabafos e reivindicações públicas.

Esta participação pode acontecer através de uma variedade de canais ou ferramentas, desde o simples email até o personalizado facebook. Esta conquista serve para ampliar a interação entre o emissor e o receptor da informação. Estão lá, no link dos comentários, as verdades espontâneas da população.

Assim, as novas mídias contribuem com um mecanismo que deixa a noticia mais agradável. Lemos a matéria com a visão da linha editorial e temos também os comentários, com opiniões que podem complementar a informação ou gerar, realmente, pluralidade de versões. Essa possibilidade de participação direta da opinião pública amplia a liberdade de expressão e contribui para a democratização da informação. Portanto, as novas mídias, com suas redes e teias. contribuem diretamente para a nossa presença no novo mundo virtual.



Jalinson Rodrigues – jornalista.