• Hospital Clinicor
  • Vamol
  • Roma

Carnaval tem forte teor turístico e a hospitalidade e o bem receber devem ser o referencial positivo de cada destino visitado.

O Piauí se prepara para uma das festas mais animadas e representativas do mundo, o Carnaval, que além de ser um grande atrativo turístico, acrescenta e fortalece a cultura e a economia da região, tornando-se, assim, um dos momentos mais esperados pelos foliões e empresários, durante todo o ano.

Vários municípios do Piauí oferecem opção de lazer e diversão para os foliões, com blocos de rua, escolas de samba, bailes carnavalescos, marchinhas, frevo e festas particulares. As folias duram em media quatro dias e é marcada por muita animação e shows. Entre os municípios que terão grandes atrações no Piauí estão Floriano, Água Branca, Luís Correia, São Raimundo Nonato, Bom Jesus,  Barras, União, Piracuruca, Teresina entre outros que também investem nessa festa.

Para os que irão passar o Carnaval em Floriano, terão a opção de assistir o desfile das escolas de samba e os blocos com trio elétrico e bandas que se apresentarão em diversos lugares da cidade que ganham as avenidas centrais e beira rio.

Para melhor recepcionar os turistas e oferecer o que temos de melhor, hospitalidade com hospedagens, alimentação, serviços e vasta programação nos eventos carnavalescos são elementos fundamentais para estada dos turistas.

Vários setores como policiamento, saúde, trânsito, Corpo de Bombeiros, abastecimento de água e energia elétrica terão reforço nesse período.

A Polícia Militar e o Corpo de Bombeiros já prepararam planos de trabalho onde enviarão reforço no efetivo para vários municípios do Piauí.
 
Eventos Carnavalescos e o Bem Receber no Turismo

A área de Turismo e Hospitalidade engloba um complexo grupo de atividades econômicas e profissionais bastante inter-relacionadas entre si.

O bem receber se relaciona intimamente com a qualidade dos bens e serviços oferecidos no Turismo.

A hospitalidade no Turismo evidencia-se muito mais ampla do que primeiramente se imaginava, ela deverá estar presente em todas as atividades relacionadas com o turismo, desde a facilitação (ingresso, permanência, deslocamentos internos e saída dos visitantes), o desenvolvimento da infra-estrutura (rodovias, portos, aeroportos, obras viárias, saneamento, energia, equipamentos sociais), os transportes e comunicações (terrestres, aéreos, marítimos, fluvial e telecomunicações), a educação e capacitação (formação de recursos humanos para o setor em níveis distintos) e prestação de serviços (alojamentos hoteleiros, transportadores, restaurantes e similares, diversão e entretenimento, agências de viagens e locadoras).        

Turismo é prazer, mas também muito trabalho. O sentido maior do turismo é a prestação de serviços, satisfazer o desejo das pessoas de viajar e vivenciar novas experiências nos mais diferentes locais.

É importante refletir a hospitalidade como a relação política e social que se dá entre as nações, nas cidades, em sua qualidade estrutural e cultural.

A hospitalidade requer do anfitrião cidadania, pois este é seu lugar, seu lar, seu espaço de vivência e convivência, que traduz sua cultura, tradições e seus valores, enfim sua identidade. Tal identidade implica em responsabilidades cidadãs ao anfitrião e, como qualquer outra identidade, não está imune à trama do tempo. Seja no plano individual ou coletivo, a identidade pressupõe sempre uma relação dinâmica e profícua com a alteridade. A hospitalidade do lugar será sempre impregnada da qualidade ambiental, estética, cultural e social que a identidade da comunidade imprime ao território.

A experiência turística vivenciada nos destinos turísticos deve estar diretamente relacionada com as sensações oferecidas e sentida pela comunidade receptiva seja na qualidade dos serviços como também nas diversas oportunidades de demonstrar a cultura local com seus saberes, costumes, sabores e manifestações artísticas...

Os eventos são oportunidades de negócios quando bem planejado e com enfoque na identidade turística e cultural podendo satisfazer os turistas e comunidade local.  O carnaval é um exemplo de acontecimento que abrange uma pluralidade de opções culturais que agregam valor as cidades que têm a festa de momo como atração turística.

Saudações Turísticas,
Nara Aires
Turismóloga

 

Da redação