• Hospital Clinicor
  • Vamol
  • Roma

guinessbookCom 343 caminhões alegóricos registrados, o Corso do Zé Pereira de Teresina entrou oficialmente para o Guiness Book como o maior desfile de caminhões alegóricos a céu aberto do mundo. Estimativas da prefeitura apontam que quase mil veículos circularam pela Avenida Marechal Castelo Branco durante o evento, porém, o registro oficial no Livro dos Recordes foi reduzido por conta do não cumprimento de alguns critérios, como o tamanho do veículo ou fato dele estar caracterizado. A entrega do certificado de reconhecimento aconteceu ontem, 12, na sede da Prefeitura de Teresina, um dia após o evento atrair uma multidão para a avenida.

 

De acordo com o levantamento da Superintendência Municipal de Trânsito (Strans) e da Polícia Militar, cerca de 150 mil pessoas e quase mil veículos circularam pela Avenida Marechal Castelo Branco no último sábado. No Guiness Book, porém, o registro do maior desfile de caminhões alegóricos a céu aberto do mundo vai constar somente 343 veículos por conta dos critérios utilizados para aferir o recorde.

 

"Vimos muitos carros de pequeno porte ou que não completaram o percurso. Porém, a quantidade de caminhões com adereços que seguiram as regras garantiu à Teresina o título de ter o maior desfile deste tipo do planeta", explicou o juiz do Guiness Book, Michael Janela, que fez a entrega do certificado que documentou o recorde à prefeitura. Segundo ele, a partir desta semana o registro já vai poder ser visto no site da instituição, porém, não há certeza de que o recorde conste no livro impresso ainda este ano, já que a previsão é que ele seja lançado no mês de setembro. "Não tenho como garantir isto. Porém, no ano que vem, certamente, o recorde já deve constar", informou o juiz.   

O prefeito Elmano Férrer destacou que o Corso representa um resgate das tradições carnavalescas da cidade. Além disso, o prefeito enfatizou que os custos da festa foram bem menores que os recursos aplicados em outros carnavais, quando o desfile das Escolas de Samba era a principal atração do Carnaval da cidade. "Para o Corso, demos apenas o apoio logístico e a população que se enfeitou, conseguindo fazer uma festa democrática e bonita, onde a criatividade imperou", declarou Férrer, enfatizando que pretende utilizar o reconhecimento do Guiness para tornar a festa conhecida a nível nacional.



Diário do Povo