• Hospital Clinicor
  • Vamol
  • Roma

fundacparnaibaA riqueza histórica e arquitetônica do centro histórico de São Raimundo Nonato será vistoriada e analisada pela Coordenação de Registro e Conservação, da Fundação Cultural do Piauí (Fundac), até o fim do mês. Com objetivo de proteger e fiscalizar o Patrimônio Cultural do Estado através da Lei  4.515 de 09/11/92, sejam eles bens tombados ou de valor histórico, arquitetônico e/ou afetivo, a Coordenação trabalha diretamente com esses patrimônios, emitindo pareceres técnicos essenciais à conservação da história piauiense.

 

Segundo a arquiteta Patrícia Mendes, coordenadora de Registro e Conservação (Fundac), a equipe, formada pelo agente técnico Alexandre Filho e a estagiária Pamela Franco, depois de uma vistoria técnica in loco, emite um parecer técnico com as constatações relacionadas ao local que foi avaliado, que inclui também um relatório fotográfico. “Apresentamos nossas constatações e sugestões técnicas do que deve ser feito para a preservação das edificações que são importantes para as futuras gerações e representam a nossa história”, explica.

 

Ao todo, o Piauí conta com 22 casas de cultura e mais de 45 bens tombados na esfera estadual, sendo uma das atribuições da Coordenação de Registro e Conservação (Fundac) a sua fiscalização. “Seguimos um cronograma de visitas, mas também recebemos solicitações de algumas cidades ou diretores das casas de cultura”, confirma a arquiteta.

 

Especificamente em Teresina, a fiscalização é feita em conjunto com a Fundação Monsenhor Chaves e o Iphan. Além das atribuições citadas, a coordenação encabeça projetos de revitalização desses bens culturais, atualmente um deles é a desapropriação e restauração do Cine Rex, cujas negociações estão em andamento. “Os donos têm sido bem receptivos, e nosso objetivo é que o espaço se transforme em um Centro Técnico de Audiovisual”, conclui Patrícia Mendes. “Em breve teremos ainda mais novidades”, adianta.


Fundac