• Hospital Clinicor
  • Vamol
  • Roma
Como era de se esperar o desfile das escolas de samba levou um grande público para a avenida Getúlio Vargas. Estima-se que mais de 6 mil pessoas assistiram ao desfile nesta terça-feira (21/02) e superlotaram a avenida do samba.


 O prefeito Joel Rodrigues acompanhou o desfile, acompanhado da primeira dama do município Márcia Rodrigues, do presidente da COEF Oscar Procópio, suplente de deputado Joilson Rodrigues, vereadores, secretários municipais, prefeitos de cidades vizinhas e outras autoridades, entre elas, o deputado federal Marcelo Castro.
escolasambaflo

Os jurados avaliaram os quesitos: comissão de frente, alegorias e fantasias, samba enredo e bateria, evolução - quatro escolas foram pra avenida e desenvolveram temas diferenciados. Na beleza dos carros alegóricos, na expressão do mestre sala e porta-bandeira, na alegria de cada componente de todas as escolas viu-se, brilho, criatividade e uma boa dose de paixão pelo carnaval. 

O bloco Chanas Cheirosas foi quem abriu o desfile trazendo harmonia e uma alegria contagiante.


A primeira escola a desfilar valendo o título melhor escola de 2012 foi a “Mocidade Independente” do bairro Caixa D´Água, que entrou na avenida com o tema – A Voz do Negro que Encanta Carnavais – mostrando com alegria a história da luta afro e as conquistas da raças. A escola, que foi fundada em 1991, apresentou três carros alegóricos.


A escola “Arrocha Um Aperta o Outro” entrou na sequência e fez referência às obras de Monteiro Lobato. Ela se apresentou com três carros alegóricos retratando estórias e personagens do escritor. A escola foi fundada em 1982 e conquistou o título de campeão do carnaval de Floriano em 1988, 1989, 1990, 1992 e 1996.


Outra escola que concorreu ao título foi “Unidos do Samba”, que fez um desfile com o tema – Luiz, respeita Januário – uma homenagem pelo centenário do rei do baião Luiz Gonzaga, o mais famoso sanfoneiro nordestino.
A última escola a desfilar foi “Unidos da Princesa”, que participa do carnaval de Floriano desde 2008. Ela desenvolveu o tema – A Última Lágrima - exaltando o artista Raimundo Moura Lima, o Moura do Cavaquinho como era mais conhecido, que muito contribuiu com a cultura florianense. A escola participou com 230 componentes e sete alas.


Os blocos não concorrentes, Os Ingratos e Tradição, encerraram a programação na avenida Getúlio Vargas.
Da avenida, boa parte do público que prestigiou o desfile desceu para o cais da beira rio, onde se juntou a outros milhares de foliões que sem perda de tempo aproveitavam a última noite da folia. As bandas Zumballa e Gueto Axé animaram o público até altas horas da madrugada. Ao som de muito axé, músicos e foliões se entregaram ao alto astral da festa em um adeus pra lá de animado ao Carnaval dos Carnavais da Princesa do Sul.


O presidente da COEF Oscar Procópio avalia o carnaval 2012 de Floriano como uma festa coroada de muito sucesso. “A gente tem muito o que comemorar...Chegamos ao final do carnaval certos de que cumprimos com aquilo que propusemos a realizar, e a participação dos nossos parceiros foi fundamental para que tivéssemos  esse resultado”, disse Oscar Procópio.
O prefeito Joel falou sobre a realização de mais um carnaval, sendo esse o último da sua gestão, que completa um ciclo de oito anos. “Fico feliz por mais essa missão cumprida, pelo sucesso do nosso carnaval e envolvimento de toda a nossa equipe. Deus tem sido bom para conosco, tanto na abertura quanto no encerramento da festa fomos presenteados com chuva”, disse o prefeito. “Estamos deixando uma marca que imprimimos há oito anos, a marca de Melhor Carnaval do Piauí”, concluiu Joel. 


SECOM