• Hospital Clinicor
  • Vamol
  • Roma

O comando do 3º BPM de Floriano Piauí, à frente o tenente-coronel Gilson Leite, reuniu nesta quarta-feira, 27/03, parte dos seus comandados para homenagear um dos seus integrantes. O sargento Abreu, conforme o comando, dedicou décadas de sua vida ao serviço Policial Militar e  agra resolveu pedir para se afastar, ou seja, ele para entrar para a reserva.

"Sua dedicação, coragem e liderança exemplares deixam uma marca indelével em todos nós. Sargento Abreu, sua ausência será sentida, mas seu legado perdurará. Que sua nova jornada seja repleta de paz e realizações", externou o comando.  

Algumas homenagens foram prestadas ao militar na quadra do 3º Batalhão, quando alguns estavam em forma, de acordo com ações da PM.

abreu

Da redação

A distribuição foi na manhã de hoje, 27, e, mesmo com o atraso no veículo de entrega dos peixes, milhares de pessoas que representavam famílias de várias comunidades da cidade não deixaram de comparecer para receber as sacolas.

peixes

A entrega foi feita por alguns dos funcionários da Prefeitura, por populares e algumas lideranças, entre as quais, a prefeita Claudimê Lima.

claudme

O processo de entrega foi tranquilo e muitas pessoas saíram do local, uma unidade escolar nas imediações da Igreja Matriz, levando mais de dois quilos de peixes.

 peixee

"Hoje, foi o dia da tradicional entrega dos peixes da Semana Santa em Barão de Grajaú, e estou muito feliz em manter essa tradição. Este ano, foram distribuídas 10 toneladas de peixes para toda a população, o que torna esse gesto ainda mais significativo. Semana Santa é um momento de compartilhar e se aproximar, de pensar no próximo e de valorizar a solidariedade. Que tenhamos todos uma Semana Santa abençoada e com pão na mesa de cada cidadão. Nesse sentido, sinto-me honrada em fazer parte desse momento especial que une a comunidade em solidariedade e reflexão. A entrega dos peixes não é apenas um gesto simbólico, mas também uma demonstração de amor ao próximo e de cuidado com aqueles que mais precisam. Que cada família possa desfrutar da Semana Santa com alegria e união, e que o espírito de generosidade esteja presente em nossas vidas", colocou a prefeita. 

Da redação

O empresário José Vieira, da Casa Vieira, em Floriano-PI, irmão do vereador Miguel Vieira, permanece internado na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Regional Tibério Nunes, na cidade Floriano-PI, isso devido a um quadro de Bloqueio Atrioventricular Total (BAVT) + Injúria renal + Hipercalemia. 

Conforme informações, o empresário continua intubado e apresentou uma elevação da frequência cardíaca, que ainda se encontra baixa, em cerca de 45 batimentos por minuto. 

Os demais sinais, conforme os médicos, estão estáveis. Hoje, após melhora do seu quadro clínico, os médicos da UTI liberaram para transporte do paciente à cidade de Teresina, onde estava sendo aguardado num dos órgãos em saúde.

A previsão de saída era de 19h de hoje. Ele não passou por diálise, por enquanto, devido à programação de transferência.

Da redação

Prefeitura de Floriano, através da Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Lazer, iniciou, nesta quarta-feira, 27 de março, o repasse dos valores da Lei Paulo Gustavo aos agentes culturais de Floriano que tiveram seus projetos aprovados para receberem o incentivo. A data de pagamento estava prevista para ser feita até o dia 29 de março.

leipaulogustvo

“Estamos iniciando o pagamento hoje, mas muito do sucesso desse pagamento depende das informações bancárias de cada agente ou grupo cultural, quando fez o credenciamento de suas contas. Se os bancos detectarem erros ou inconsistências, os agentes precisarão adequar seus dados bancários”, explicou a secretária de Cultura, Elineuza Ramos.

O recurso referente à Lei Paulo Gustavo destinado a Floriano para fomento à cultura corresponde à R$ 512.730,15 (Quinhentos e doze mil setecentos e trinta reais e quinze centavos) recursos advindos do Governo Federal, com o intuito de incentivar as mais variadas manifestações culturais presentes no município.

Em Floriano, os agentes culturais puderam se inscrever nas modalidades: I - Microempreendedor Individual (MEI); II - Pessoa jurídica com fins lucrativos; III - Pessoa jurídica sem fins lucrativos; IV - Coletivo (grupo sem CNPJ representado por pessoa física); atendendo ainda, aos critérios de residência mínima de 1 (um) ano em Floriano e atuação cultural há, no mínimo, 2 (dois) anos. Quase 80 projetos foram apresentados e analisados pelo Conselho Municipal de Cultura.

De acordo com Elineuza Ramos, a Secretaria de Cultura lançará um novo edital, previsto para abril de 2024, para destinar a parte dos recursos da lei que não teve projeto aprovado ou apresentado para concorrer à verba. “Estamos nos programando para logo depois da Semana Santa lançarmos esse edital para destinação o restante do recurso da Lei Paulo Gustavo, uma lei importantíssima que viabiliza a manutenção da cultura no município e garante à população acesso a produções artísticas diversificadas", concluiu.

Secom