• Hospital Clinicor
  • Vamol
  • Roma

O secretário de Estado da Educação, Hélder Jacobina, e o Superintendente de Ensino Superior da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), Ellen Gera, apresentaram o Canal Educação para o Pleno do Tribunal de Justiça do Piauí, nesta segunda-feira (18). Em dezembro de 2018 foi assinado um termo de cooperação entre as duas instituições para que os servidores de diversas comarcas do judiciário, principalmente as do interior, pudessem ser capacitados por meio do Canal Educação sem precisar se deslocar para a capital.

sudeuc

Durante a apresentação, o secretário Hélder Jacobina explicou que o Canal surgiu com a necessidade de atender ao desafio de levar educação de qualidade a todos os municípios e comunidades espalhadas pelo Estado e que, hoje, está presente em todo o Piauí, por meio de 384 escolas distribuídas na zona urbana e rural, além de comunidades quilombolas e presídios. 

Somente com a utilização do Canal Educação pelo TJ-PI no projeto piloto, houve uma economia de 74 mil reais. "Esse é um marco histórico pra que a gente possa avançar cada vez mais no Canal Educação e demonstra a credibilidade quanto a esse instrumento importantíssimo para o estado do Piauí. Considero que o Canal hoje quebra barreiras de inclusão e ajuda também a diminuir custos para o Estado, haja vista a economia que o Tribunal terá ao fornecer capacitações para seus servidores, sem que seja necessário o deslocamento para a capital. Dessa forma mostramos para a população a importância desse grande instrumento para o desenvolvimento da educação do Piauí", comemora Jacobina. 

Para o diretor geral da Escola do Judiciário do Piauí (EJUD/PI), desembargador Fernando Lopes, o Canal Educação vai servir como grande instrumento de ensino e aprendizagem para todos os parceiros e servidores do Tribunal de Justiça. "Fizemos uma visita ao Canal Educação em agosto de 2018 e constatamos a grandiosidade da estrutura e também o funcionamento do local. É um avanço muito importante para o estado do Piauí de fornecer a tecnologia do Canal Educação para capacitações dos servidores do poder judiciário", garante o desembargador.

O Canal Educação possui uma estrutura técnica e operacional eficiente e moderna, com aulas via satélite, a partir do estúdio instalado em Teresina. "As aulas são recepcionadas em tempo real pelas escolas com os kits tecnológicos, resultando em uma completa interatividade entre professor e aluno. Dessa forma a Escola do Judiciário poderá, inclusive, trazer um palestrante de outro estado para nossos estúdios, possibilitando que um grande número de magistrados participem sem precisar se deslocar", garante o secretário.

seduc pi