• Hospital Clinicor
  • Vamol
  • Roma

Artesãos se reunirão na próxima terça-feira (19), a partir das 08h30, durante café da manhã na Loja Brasil Original, localizada no Piso L2 do Shopping Rio Poty, em Teresina. Após o café da manhã, será realizada uma oficina de adereços carnavalescos com biojóias, tanto para esse público como para os demais interessados em aprender as técnicas e faturar um pouco mais nessa época do ano.

A oficina terá início às 10h00 no espaço de capacitação da loja, que conta com amplo showroom e área de vendas de produtos artesanais. A ideia de concepção desse espaço nasceu dentro do Projeto Brasil Original, executado pelo Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas, Sebrae no Piauí. Atualmente, a loja é gerida pelo Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo, Sescoop.

“Pensamos essa loja como forma de dar visibilidade ao fazer artesanal, valorizando todos os envolvidos nessa atividade e gerando renda para as famílias. Na Brasil Original, é possível encontrar produtos de várias partes do Estado. São peças com design diferenciado e alto valor agregado”, afirma o diretor técnico do Sebrae no Piauí, Delano Rocha.

Ainda segundo Rocha, vale a pena conferir a gama de produtos da loja. “São peças que revelam ícones da cultura local e que atendem desde a demanda de quem procura opções de presentes até quem deseja algo único para utilizar na decoração da sua casa ou escritório. É possível encontrar também louças para bares e restaurantes”, acrescenta.

Entre os produtos disponíveis na loja estão peças em borracha reciclada, em madeira, fibras vegetais, cerâmica, couro, bordados, rendas, tecelagem e sementes naturais, como é o caso de cestos em palha, tapetes de fios, panos de prato bordados, centros de mesa em crochê, quadros e espelhos em mosaico e luminárias com fibras vegetais.

As peças, que somam mais de 1,5 mil modelos, são de artesãos individuais, cooperativas e associações de vários municípios do Estado, a exemplo de Parnaíba, Teresina, Luís Correia, Ilha Grande, Buriti do Lopes, Pedro II, Castelo do Piauí, Buriti dos Montes, Campo Maior, São Raimundo Nonato, Coronel José Dias, Dom Inocêncio, Floriano, Água Branca, Nazária, Oeiras, Ipiranga do Piauí, Jaicós e Batalha.

sebra

O horário de funcionamento da loja é de 10h00 às 22h00, de segunda-feira a sábado; e de 15h00 às 21h00, aos domingos e feriados.

O PROJETO BRASIL ORIGINAL

A execução do Brasil Original iniciou em 2015, tendo como objetivo reposicionar o artesanato perante o mercado.

No âmbito do projeto, foram realizadas ações de capacitação, além de consultorias especializadas, o que contribuiu para a melhoria da qualidade das peças. A maioria dos produtos foi concebida sob o olhar atento de designers renomados, que trabalharam focados na iconografia local e na identidade cultural do Estado, valorizando o fazer manual.

Os designers que atuaram junto aos grupos produtivos do Piauí foram: Renato Imbroisi, Fabíola Bergamo, Virgínia Scotti, Ana Kátia Ferreira. Ana Luíza Lo Pumo, Joana Darc, José Feitosa, Marcelo Rosenbaum e Áureo Tupinambá. A curadoria das peças foi executada pela artista plástica Kalina Rameiro.

Serviço:

Unidade de Marketing e Comunicação do Sebrae no Piauí: (86) 3216-1356
Agência Sebrae de Notícias Piauí: (86) 3216-1325
Central de Relacionamento Sebrae: 0800 570 0800