• Hospital Clinicor
  • Vamol
  • Roma

O resultado individual do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) 2018 já está disponível para os participantes que solicitaram a certificação do ensino fundamental. Para consultar, é necessário acessar a Página do Participante e inserir as informações relativas ao CPF e a senha criada no momento da inscrição.

enceja

As provas deste ano foram aplicadas em 5 de agosto para 1.695.607 inscritos, sendo 137.650 pessoas em busca da certificação para oensino fundamental. Embora ainda não tenha conferido o resultado, o estudante Levi dos Santos Francisco, 16 anos, destaca que as expectativas são as melhores possíveis. “Tenho as notas em mãos e acredito que fui muito bem. Eu achei a prova fácil, houve alguns assuntos que foram dados na escola, que eu já sabia”, afirma.

Devido à idade e ao objetivo de se matricular no ensino médio, Levi ingressou em um curso EJA, da modalidade Educação de Jovens e Adultos com bolsa de estudo. Mesmo com a revisão dos assuntos na escola, acredita que complementar os estudos é fundamental. “Também estudava muito em casa. Assistia a videoaulas, consultava apostilas e outros materiais disponíveis na internet”, comenta.

Participantes do Encceja Fundamental responderam, na ocasião, questões objetivas de Matemática, Ciências Naturais, Língua Portuguesa, Língua Estrangeira Moderna, Artes, Educação Física, História e Geografia, além da Redação.

Notas do Encceja 2018

Um dos objetivos Encceja é a obtenção da certificação do ensino fundamental. Entre todos os participantes do respectivo nível educacional, 30,47% alcançaram as notas do Encceja 2018 necessárias. O próximo passo é solicitar a certificação nos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia ou nas Secretarias Estaduais de Educação.

A declaração parcial de proficiência também pode ser solicitada por participantes que obtiveram a nota mínima exigida em algumas áreas do conhecimento. Caso consiga, não precisará realizar as provas das respectivas áreas nas próximas edições do exame.

Segundo o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), estudantes que conseguiram a declaração parcial de proficiência em edições anteriores e, em 2018, completaram as quatro áreas, também podem buscar a certificação do ensino fundamental.

Encceja Ensino Médio

O resultado do Encceja 2018 do ensino médio foi divulgado há um mês, em 12 de novembro. Foram 578.865 presentes e 36% obtiveram a certificação completa, ou seja, obtiveram a pontuação necessária em todas as áreas do conhecimento. Entre todos os participantes do respectivo nível de ensino, 91% obtiveram a nota mínima em Ciências da Natureza; 81,1 % em Ciências Humanas; 59,6 % em Matemática; e 67,3% em Linguagens e Redação.

Tunísia Cores – Agência Educa Mais Brasil