• Hospital Clinicor
  • Vamol
  • Roma

A III Olimpíada Piauiense de Língua Portuguesa (OLINPI 2018) premiou nesta manhã (11), no Teatro Quatro de Setembro, 35 alunos matriculados em instituições de ensino mantidas pelas redes públicas federal, estadual e municipal do estado do Piauí. Com o tema “Tecendo saberes do nosso povo”, a Olimpíada premiou 12 alunos na categoria de artigos de opinião, 12 na categoria de crônicas e 11 na categoria de poemas. Eles foram premiados nas categorias ouro, prata e bronze, respectivamente.

Alinhada às orientações dos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) e da Base Nacional Curricular Comum (BNCC), a OLINPI é uma iniciativa da Universidade Estadual do Piauí (UESPI) e tem como objetivo incentivar e contribuir para melhorar a escrita de textos vinculados à pluralidade dos saberes e das vivências dos estudantes nas diversas localidades do estado do Piauí. Além de incentivar a valorização da cultura local, visando o fortalecimento da identidade e à formação de sujeitos capazes de pensar criticamente e de expressar sua visão em textos de gêneros diversos.

 

O vice-reitor Evandro Alberto declarou que a busca por premiação incentiva o aluno a se doar ao máximo. “A Olimpíada é um grande incentivo para que os alunos continuem estudando, lendo e produzindo. O evento é de fundamental importância, por isso esperamos que as próximas edições recebam mais incentivo do Estado, SEDUC, SEMEC e outras instituições”, pontuou.

 

A Prof.ª Shirley Marly, presidente do comitê gestor da Olimpíada, afirmou que o projeto tem como objetivo incentivar as escolas e participar do incremento da qualidade dessas atividades de leitura e escrita. “A OLINPI tem a intenção de valorizar a cultura, história e cotidiano do nosso estado. O principal objetivo é fazer com que os alunos obtenham senso crítico, além de estimular a leitura e a escrita deles”, pontuou.

O superintendente institucional da Secretaria de Estado da Educação (SEDUC), José Barros, explicou que o evento é importante no desenvolvimento dos alunos. “Para que tenhamos uma boa educação é preciso que haja a junção da cultura com a educação. Uma atividade como essa traz o engradecimento do aluno e estimula o prazer de ler e escrever”, esclareceu.

A Prof.ª Maria da Cruz, Pró-reitora da Pró-reitoria de Extensão, Assuntos Estudantis e Comunitários (PREX), relatou que a Olimpíada não se trata de uma competição. “O ponto central do projeto não é promover a competição entre os alunos. O objetivo é valorizar suas produções de temáticas piauienses”, disse.
O estudante Zacarias Neri, da 3ª série do ensino médio da escola Patronato Nossa Senhora de Lourdes, em Campo Maior, foi premiado com a medalha de ouro pelo seu artigo de opinião com o tema “Nesta terra tem riqueza”. “É uma honra muito grande participar da Olimpíada e ser premiado. É uma premiação que me motiva bastante, pois eu sonho em trabalhar e me divertir com a escrita futuramente”, revelou o aluno.

 

Uespi