• Hospital Clinicor
  • Vamol
  • Roma

Acontece nesta quarta-feira (12) a solenidade de premiação da III Olimpíada Piauiense de Língua Portuguesa (OLINPI 2018). O evento terá início às 8h, no Theatro 4 de Setembro. 

A OLINPI é uma competição de conhecimentos, cujo objetivo é incentivar e contribuir para melhorar a escrita de textos vinculados à pluralidade dos saberes e das vivências dos estudantes nas diversas localidades do estado do Piauí. A terceira edição da Olimpíada Piauiense de Língua Portuguesa, teve como tema "Tecendo saberes do nosso povo". 

Alinhada às orientações dos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) e da Base Nacional Curricular Comum (BNCC), a OLINPI é um concurso de redação dirigido às escolas de Educação Básica que incentiva a valorização da cultura local, com o aprimoramento da competência linguístico-discursiva dos estudantes piauienses, visando ao fortalecimento da identidade e à formação de sujeitos capazes de pensar criticamente e de expressar sua visão em textos de gêneros diversos. 

A OLINPI propôs a produção de poemas, crônicas e artigos de opinião com apresentação e reflexões sobre os valores, a cultura e a identidade do povo piauiense. 

Participaram da OLINPI os alunos matriculados em 2018 em instituições de ensino mantidas pelas redes públicas federal, estadual e municipal do estado do Piauí  e matriculados no 6º, 7º, 8º e 9º- anos do Ensino Fundamental modalidade regular e EJA; 1º, 2º e 3º anos do Ensino Médio modalidades regular, profissionalizante e EJA. 

A Olimpíada é organizada e coordenada por um Comitê Gestor formado por representantes da Universidade Estadual do Piauí - UESPI, da Universidade Federal do Piauí - UFPI, do Instituto Federal de Educação (IFPI), da Secretaria Estado da Educação - SEDUC e da Secretaria Municipal de Educação - SEMEC/Teresina, sob a supervisão da Próreitoria de Extensão, Assuntos Estudantis e Comunitários (PREX) da UESPI. Os alunos participantes foram julgados inicialmente pela comissão escolar, depois uma municipal e por último a comissão estadual.

 

asecom