• Hospital Clinicor
  • Vamol
  • Roma

Não tem para onde correr. Hoje em dia, dificilmente existe aquela pessoa que não está, no mínimo, em alguma rede social. Somente nos primeiros meses de 2018, o gigante Facebook atingiu a marca de 127 milhões de usuários ativos no Brasil. Em 2016, de acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), cerca de 95% dos brasileiros acima dos 10 anos de idade usaram o celular para acessar a internet.

esudo

E, para aqueles que não têm um certo controle do tempo, rolar os feeds infinitos dos perfis pode ser um caminho sem volta na perda do foco. Estudar, então? Bem difícil. Mas, nessa situação, vale aquela máxima: “se não pode com o inimigo, junte-se a ele”. Isso porque há inúmeras páginas e perfil voltados para a prática do estudo na própria rede social.  Dessa maneira, plataformas como Facebook, Instagram, YouTube e WhatsApppodem ser utilizadas não apenas para diversão e entretenimento, como também podem otimizar a rotina dos estudantes, melhorando seus resultados nos estudos. Confira como:

O Facebookna lista de amigos: No Facebook há a possibilidade de montar grupos de discussão específicos para compartilhamento de arquivos e informações. Os grupos podem ser restritos a um tema especifico – é possível ainda deixá-lo público, para qualquer pessoa da rede que deseja participar entrar, privado e secreto. Os participantes podem eleger tópicos, montar enquetes, assistir vídeos em conjunto e disponibilizar arquivos em PDF ou em word.

Sem filtros no estudo:Antes exclusivamente direcionado à postagem de selfies, de uma paisagem legal ou de um momento feliz entre os amigos, o Instagram tem sido usado de modo diferenciado por usuários focados nas melhores notas na escola, faculdade ou concurso público. São perfis conhecidos como “studygrans” – dedicados a tudo que envolve o universo dos estudos, desde à rotina do estudante, dicas de roteiro para estudar, resolução de questão e indicação de outros sites legais. Pra que postar foto do prato de comida se você pode postar aquele planner de estudos maravilhoso, não é mesmo?

Manda um zap: Quem nunca foi salvo pelo grupo da sala um dia antes da prova que atire a primeira pedra? A rede social – de caráter mais pessoal – pode ser uma ótima aliada para aquela dúvida de última hora em algum assunto. Pode-se fazer grupos com disciplinas específicas, onde várias pessoas conversam ao mesmo tempo, tirando e mandando dúvidas sobre um tema. Aqui, vale um bom senso a mais: nada de enviar mensagens indesejadas em um horário inadequado e nem ficar mandando gif de bom dia todo santo dia.

Vídeos no YouTube: O YouTube está repleto de conteúdos de qualidade destinados aos estudantes de todos os segmentos. Basta conhecer os canais para impulsionar seus estudos, escolher o que você se identifica mais e qual matéria você gostaria de aprender. É importante definir o que você quer absorver primeiro e, dessa forma, sua pesquisa na plataforma fica mais direcionada. Vale a pena experimentar!


Agência Educa Mais Brasil